||| Pequenas infâmias.
Por muito que custe ao Mar Salgado, mais vale um «huno» chamado Quaresma do que onze «civilizados» passarões...
[MAV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
We have no more beginnings. {George Steiner}
||| Pequenas infâmias.
Por muito que custe ao Mar Salgado, mais vale um «huno» chamado Quaresma do que onze «civilizados» passarões...
[MAV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O Cantinho do hooligan. E é assim.


1. Depois de ter sido assobiado de cada vez que tocava na bola, Ricardo Quaresma explicou o que é a trivela.
2. O FC Porto é tão bom que 60.000 benfiquistas foram vê-lo jogar no Estádio da Luz.
3. Primeira parte do FC Porto absolutamente impecável, competente e engenhosa. A segunda parte foi branda, e chegou. O golo dos 90' minutos não veio; a bola não entrou.
4. Quaresma marcou; mas Lisandro esteve cinco estrelas. Lucho como sempre, um meteorologista detectando o jogo.
5. Obrigado a todos.
1. Para o agradecimento ficar completo, fica aí o resumo de um Benfica-FC Porto que vale sempre a pena recordar (já que o penalti hoje perdoado ao Benfica, enfim, já lá vai), até para ver «as camisolas berrantes/ que nos campos a vibrar/ são papoilas saltitantes...»
2. Saudações especiais para o Filipe, meu benfiquista de eleição, o homem que melhor escreve sobre o Benfica.
3. Como escreve o Pedro M. L., ainda há o campeonato da Segunda Circular.
Videoteca do dia:
Blind Zero
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| Foram gigantes...
Eu hoje visto de vermelho... mas pelo Braga.
[MAV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O cantinho do hooligan. Eu sei que estavam à espera.
A verdade é que vi quase toda a primeira parte e adormeci ao intervalo. Quando acordei, já íamos na cabazada, coisa que não me indispôs nem me encheu de orgulho, mas me obrigou a acordar. Felizmente que o Pedro Marques Lopes já tinha tratado do assunto em dois momentos; aqui e aqui. E não temos de ganhar não sei onde para podermos ir à Taça UEFA.
P.S. - Já li, Pedro, e vou tratar de enviar o postal de volta.
P.S. 2 - Eu sei que te dá gozo, Tomás, eu sei. É a nossa modesta contribuição. Mas estás convidado para a celebração de Maio próximo. Coisa para se festejar com amigos.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| Lapidação.
Caro Pedro: antigamente, as pessoas olhavam-se, à mesa do café, e um deles dizia: «Vamos a uma polémica.» Pois bem: na falta da mesa do café, vamos a uma polémica. Não acredito que a irritação contra Scolari seja motivada pelo facto de ele ter levado a selecção portuguesa ao Euro 2008.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O cantinho do hooligan. Um elogio a Quaresma.

Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O cantinho do hooligan. De resguardo.
O empate com a Finlândia compôs o ramalhete desta série de empates e vitórias curtas ou pouco exigentes. Mas já está. Scolari irritou-se no final, ao seu jeito. No entanto, não me parece, depois de tanta cretinice por parte das estrelas da bola, tê-los visto (a todos) dirigirem-se às bancadas para saudar a multidão que os aplaudiu e que não os assobiou. Fica para depois. Guardamos tudo.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O cantinho do hooligan. Razões patrióticas.
Ainda antes de almoço, um amigo garantiu-me que tinha uma explicação para o facto de eu querer que Portugal ganhe hoje à Finlândia, apesar de Litmanen, dos lagos, das florestas da Karelia, da música de Sibelius, de Hyypia, da estepe ao norte de Rovaniemi (e do facto de a Finlândia jogar de azul e branco no Estádio do Dragão). Ele garante que não tem nada a ver com patriotismo – mas porque a vitória portuguesa me garante mais um ano e meio de assunto. Seja como for, casmurrices à parte, estou com a rapaziada. Hoje, o modelo finlandês faz-me impressão.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O cantinho do hooligan. Onde estás?
Um dos fenómenos mais interessantes do hooliganismo deste blog é a série de comentários que se segue a uma pequena crítica ao Divino Mestre Felipe Scolari. Se não gostas de São Felipe, é porque gostavas do bruxo António Oliveira, esse do Japão-Coreia. Se não aplaudes o Xeique Luiz Felipe é porque aprecias os velhos tempos de Artur Jorge ou de, digamos, Rui Seabra, esse de quando tínhamos a emoção de ver Jorge Plácido a jogar contra Malta. AH, grande pergunta: «De que lado estás? Onde estás?» O Clube Portugal espera-nos à esquina, vingativo. O problema, meus amigos, é que já se pode querer gente a jogar futebol. Os jogadores não são máquinas, dizia Cristiano Ronaldo. Como eu o compreendo, a querer máquinas de aplaudir nas bancadas. As coisas já não são fáceis, é o que é.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O cantinho do hooligan. Que bom, ganhámos à Arménia.
Olha que bom. Foi uma vitória e tanto, valorosa, muito bem conseguida, heróica, frente ao futebol brutal dos arménios, esses montanheses iletrados, que vieram convencidos de que iam passear a sua classe no estádio de Leiria. Ah, mas nós mostrámos-lhes como se joga. Eu bem ouvi, antes do jogo, aquelas boas alminhas a dizer que são candidatos (nós todos, enfim) a campeões europeus, tudo com o patriótico apoio dos jornalistas do «clube Portugal». Sim senhor, rapazes, jogai assim. Jogai assim na quarta-feira contra a Finlândia e mostrai a esses canalhas dos lagos e das florestas de que massa é feita esta valorosa selecção. Força Portugal. A jogar assim até dá gosto.
O Helder passou-se, como qualquer um de nós, aliás, puta que pariu.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O cantinho do hooligan. Sim, eu sei.
Sim, eu sei quem merecia levar com um camião-cisterna.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O cantinho do hooligan. Mesmo debaixo de chuva.
Chego ao Rio debaixo de chuva, e procuro uma televisão. Não há, pelo menos não há para ver aquilo que eu quero. E os «jogos ao vivo» na internet não bastam; ouço pela net o relato na RR enquanto folheio o livro de Tony Bellotto a cujo lançamento vou agora, ao princípio da noite; pela rádio percebi que Tarik realizou uma pequena obra de arte, e que Lisandro se aproximou daqueles golos bem marcados. Eis como se revela um bárbaro: a ouvir relatos de futebol mesmo debaixo de chuva.
1. Deixem-me ser amável: Camacho bem dizia que o encontro com o Celtic seria «um jogo para homens». De resto, acho que o Benfica continua no bom caminho, segundo o seu treinador: «Perdeu, mas podia ter ganho.» Aí está toda uma declaração de princípios, uma visão do mundo que vai fazer escola depois do célebre «a bola não entra».
2. Hoje, A Bola Online titula «FC Porto vence, Benfica perde». Amanhã de manhã se verá que volta deram ao jornal para não pôr isto na primeira página da edição em papel.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O cantinho do hooligan. Mais uma promessa não cumprida.
Tenham calma. Ele volta.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O cantinho do hooligan.
Uma pessoa chega e, antes de ver a linha colorida do mar, a neblina da Gávea, pergunta-se: como está o jogo? É isto que nunca fará de mim um ser respeitável. Um amigo sportinguist telefona, com um nadinha de desilusão, reconforta-me e diz-me que houve Lisandro e Tarik.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O cantinho do hooligan.
1. Não sei se o Benfica merece alguém que escreve tão bem sobre o assunto.
2. Não vi os jogos.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O cantinho do hooligan. E nós que estávamos preocupados.
Agora sim, muita coisa se explica. Eu, que até estava preocupado e me preparava para apoiar a rapaziada no jogo contra o Celtic, volto atrás rapidamente. Adeus patriotismo. Eles estão ricos.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| O cantinho do hooligan. Já me esquecia.
1. Evidentemente que eles, os sul-africanos, mereceram ganhar. Tanto assim é, que ganharam mesmo. Mas, transportando o assunto para o hooliganismo de blog, fiquei com dúvidas depois daquele ensaio não validado, de quatro obstruções não assinaladas em período fatal e até de um fora de jogo. Enfim, se fosse em Portugal, eu diria que se tratou de uma grande roubalheira, mesmo que não tivesse sido. Mas eles ganharam e bem. E fiquei contente por ver o jogo dos The Boks, Die Bokke, ou apenas Amabokoboko.
2. Esta é uma imagem do Tia Alice, um dos melhores restaurantes de Portugal, em Fátima. Já tenho ido lá em romaria e nos últimos tempos fui obrigado a pensar bastante nele; os meus amigos sportinguistas que façam reserva porque há mesas para todos.
3. A bola não entra. Há muito tempo que ninguém era tão honesto no futebol português como Jose Antonio Camacho, que revelou o grande motivo de alguns empates e desaires do Benfica: a bola não entra, que é que querem que eu vos faça? Porque, como se sabe, só se ganham jogos quando há golos, e só há golos quando a bola entra na baliza dos adversários. Essa bola nefanda e orgulhosa que não entra na baliza. Aí está como tudo se explica, afinal. Apoiem a bola, sejam solidários com a bola, façam mimos à bola, e ela acabará por entrar. O guarda-redes Quim já chegou a essa conclusão: «A bola insiste em não entrar na baliza.» É chato.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan, Rugby
||| Uma campanha entre os kazaques. O cantinho do hooligan.
Foi preciso entrar um português chamado Ariza Makukula para pôr os kazaques em sentido. Mas eles não ficaram.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan
||| Ws e Ks.
José Bosingwa e Ariza Makukula. Com estes dois nomes na nossa selecção, por que razão ainda há resistências ao acordo ortográfico?
[FJV]
Etiquetas: Língua, O Cantinho do Hooligan
||| Telenovela.
Exemplar a punição de Dida por ter encenado aquela pequena tirada de teatro no jogo com o Celtic. Espero que o caso faça jurisprudência. Sei que estou a ser muito «politicamente correcto», mas Dida tornou-se insuportável. Ele e o Milan.
[FJV]
Etiquetas: O Cantinho do Hooligan