06 novembro, 2007

||| O cantinho do hooligan. Mesmo debaixo de chuva.



Chego ao Rio debaixo de chuva, e procuro uma televisão. Não há, pelo menos não há para ver aquilo que eu quero. E os «jogos ao vivo» na internet não bastam; ouço pela net o relato na RR enquanto folheio o livro de Tony Bellotto a cujo lançamento vou agora, ao princípio da noite; pela rádio percebi que Tarik realizou uma pequena obra de arte, e que Lisandro se aproximou daqueles golos bem marcados. Eis como se revela um bárbaro: a ouvir relatos de futebol mesmo debaixo de chuva.

1. Deixem-me ser amável: Camacho bem dizia que o encontro com o Celtic seria «um jogo para homens». De resto, acho que o Benfica continua no bom caminho, segundo o seu treinador: «Perdeu, mas podia ter ganho.» Aí está toda uma declaração de princípios, uma visão do mundo que vai fazer escola depois do célebre «a bola não entra».
2. Hoje, A Bola Online titula «FC Porto vence, Benfica perde». Amanhã de manhã se verá que volta deram ao jornal para não pôr isto na primeira página da edição em papel.
[FJV]

Etiquetas:

17 Comments:

Blogger M.J.Marmelo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

10:52 da tarde  
Blogger M.J.Marmelo said...

Põe obra de arte nisso, ô cara! No estádio aplaudimos até as repetições no ecrã gigante.

10:54 da tarde  
Blogger CD said...

Benfica quase que ganha, Porto quase que perde

4:07 da manhã  
Blogger Zé Luís said...

Na RTP, à noite, a deixa do costume: "sortes diferentes para os clubes portugueses"
Eu diria: o costume...

10:17 da manhã  
Blogger Henrik said...

Pois...o costume...

1:35 da tarde  
Blogger Henrik said...

No entanto, sem ofensa, o que mais me interessou neste texto foi mesmo a referência ao livro de Tony Belloto (sim sou benfiquista mas isso não impede de concordar, lol)

1:37 da tarde  
Blogger Milton Ribeiro said...

Essa história de "a bola não entra" é muito cômica. É como se o gol ou o ato de chutar a gol fosse algo a parte do futebol. "Massacramos, mas não fizemos gol..."

Massacraram?

Engraçado.

2:17 da tarde  
Blogger Templário said...

Boa Tarde:

Oh caros amigos, o que que vos preocupa? que mal têm Jornais do seu país publicarem capas com os seus clubes respectivos? O "Record" e a "Bola" sobre o Benfica e Sporting - e torcendo pelos seus respectivos clubes e defendendo-os(e aliás estão no seu pleno direito editorial que ninguém em são juízo contesta) - e "o Jogo" ou o "JN" torcendo e dando ênfase ao FC Porto - o seu clube nacional. Ainda não percebi qual é o escândalo do Caro Francisco José Viegas e dos caros Comentadores?!

Os adeptos do FCP torcem para que o SLB perca internacionalmente? E os do Deportivo da Corunha e do Celta? também?! os do R.Madrid também? Isso fá-los mais felizes e realizados? Supimpa! - Aos do SLB deve-lhes ser completamente indiferente, presumo.

Oh Milton, não se preocupe tanto com o seu clube!

Cumprimentos

2:57 da tarde  
Blogger Rita said...

«Magia do Magrebe». É a manchete de A Bola. O Benfica tem direito a um quadrado no canto inferior direito.

Eu sei que é o cantinho do hooligan. Mas também não exageremos.

PS: e estou a falar da edição de Lisboa.

5:04 da tarde  
Blogger joshua said...

Abrir a caixa de comentários é também isto: uma enxurrada de razões e retaliações!

Porém, viva o nosso Porto!
O resto serve para a gente sorrir
e seguir em frente.
Pobre Camacho!

joshua

10:05 da manhã  
Blogger Tárique said...

Este outro Tárique fez aqui uma referência simpática a este teu artigo. Faz o obséquio de dar lá uma espreitadela ;)

10:49 da manhã  
Blogger Silvia Chueire said...

Ah, está no Rio? Não deve ter perdido a chance de ir a algum bom bar da Lapa, ou à Gamboa, ouvir um bom samba, não é?
Sei que você deve ter amigos aqui, mas se ainda precisar indicações, escreva-me, eu as envio. Garanto que tenho bom gosto.: )

Um abraço,

Silvia Chueire

2:50 da tarde  
Blogger Mar Arável said...

Pensei que estava a refletir sobre a farsa do orçamento eleitoral

11:30 da tarde  
Blogger Manuel Nunes said...

"Entrevistas de hoje" - 0 comentários.

"Voando pelos céus do Brasil" - 0 comentários.

"Ouro Preto, Fórum das letras - escassíssimos comentários.

"O cantinho do hooligan" - 14 comentários(agora 15!).

Palavras para quê?

11:22 da tarde  
Blogger Coluna dÁguias Gloriosas said...

lamento que seja mais um antibenfiquista primário existente em Portugal

não me esqueço que se referiu um dia aos benfiquistas como.....``essa gente´´

não misture os maus com os bons, tal como eu não misturo os portistas maus com os bons

o senhor pensei que fosse dos bons como o Rui Moreira, mas depois dessa infeliz declaração perdi a consideração que tinha por si

eu e muita gente acredite

só por isso não comprei o seu livro sobre as cervejas, é que eu pertenço áquela gente....

passe bem e saúde apesar de tudo

6:32 da tarde  
Blogger Templário said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:38 da manhã  
Blogger Templário said...

Caro Francisco José Viegas

Venho só para lhe pedir descupas pelo meu comentário. Estava irritado, o que é raro, acredite. Fiz um texto de desconstrução". O cinismo não é uma das minhas "qualidades" - até aí o estilo saíu mal. Estou quase sempre de bom humor: aturo anedotas de Portugueses até - que não me tocam - por aqui já consegue avaliar - e você deve ter experiência das mesmas com as suas andanças.

Claro que considero a todos como Portugueses, mais "nortenhos" ou "sulistas", mais "Galaicos" ou "Lusitanos", mais "Mouros" ou "Godos" ,mais "Judeus" ou mais "Célticos" - mais Lisboetas ou Transmontanos - sejam de onde forem.

Até acredito que vai torcer pelo SLB contra o Milan(creio) mas não o confesse -lol

Vi o debate na RTPN - Concordo com o que disse.

Com a minha Fraternidade de Cristão que sou e que muito admira o Judaísmo - a sua História(e Histórias) as suas diversificadas facetas e Gentes no Mundo(uma vez que creio que a ele está ligado afectivamente ou Pessoalmente, pelo que li) saúdo-o Cristãmente - respeitando-o nas suas crenças pessoais - e a todos nós, nas de todos - que são diversas, é claro:

DEUS nos Guarde e um Abraço Fraterno em CRISTO.

12:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home