15 agosto, 2007

||| Venezuela, reforma constitucional.










Não há limites para «o caminho para a felicidade». Com endereço certo, aí vai esta notícia de hoje:

«O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apresenta nesta quarta-feira um projeto de emenda constitucional que permitirá que ele continue no poder até a morte. O projeto, que deve ser aprovado com folga no parlamento venezuelano, acaba com o limite para as reeleições do presidente. O benefício não será estendido aos governadores e aos prefeitos eleitos – só Chávez, reeleito no ano passado para um mandato que vai até 2012, poderá se perpetuar no poder.
De acordo com o ministro das Comunicações, Willian Lara, Chávez anunciará os termos do projeto na Assembléia Nacional, onde todos os 167 parlamentares apóiam seu governo. Chávez também tem controle da Suprema Corte, de toda a burocracia federal, das estatais de petróleo e infra-estrutura e de quase todos os governos estaduais – só dois têm oposicionistas no poder. Segundo Lara, o projeto de Chávez "garante ao povo o máximo de felicidade possível".»
Ou este despacho da Reuters: «Chávez, que conseguiu uma nova Constituição em 1999, iniciou seu novo período constitucional em 2007 com o anúncio da reforma, na qual assegura que eliminará os limites para a reeleição presidencial. Atualmente, são permitidos apenas dois mandatos consecutivos.»

O antigo Presidente da República, Mário Soares, escreve hoje no
Público. Mais uma vez defende o encerramento da RCTV por Hugo Chávez, não se esquecendo de invocar o seu percurso como combatente pela liberdade em Portugal. Infelizmente, esse estatuto não é bastante para autorizar as suas opiniões.

[FJV]

Etiquetas: ,