04 dezembro, 2007

|||Adormecidos.
Quando, há mais de seis anos, comecei a escrever (e a publicar reportagens) sobre o Sudão e o Darfur, os massacres no Congo e na Somália, houve vozes que mencionaram o relativismo dos números e, outras, que alertaram acerca do quanto eram relativos os direitos humanos. Eles tinham razão. Verifico hoje que eles tinham razão e terão razão.
A União Europeia foi à China entregar Taiwan às mãos de Pequim, dizer que o referendo na Formosa era um problema que só iria gerar problemas, e que a China era só uma (com que direito?). Apesar da situação dos direitos humanos no Zimbabwe e no Sudão/Darfur, a UE tudo fará para não mencionar o assunto durante a cimeira de Lisboa. Uma vergonha. Uma vergonha pelos que morrem, uma vergonha pela longa tradição de defesa dos direitos humanos que foi bandeira da Europa e que nos fazia ser europeus. Hoje, os senhorinhos da Europa, Kissingers de algibeira, sacrificam quase tudo. Os mesmos europeus que rejubilaram por Timor (quem?, quem?) não hesitariam em deixar que Pequim invadisse Taiwan se isso mantivesse os negócios de armas; como acham que é possível converter Mugabe e estão dispostos a esquecer o nome de Morgan Tsvangirai, mesmo quando ele é torturado, preso e as tropas do fascista de Harare matam a direito e sempre no plural. São pretos, valem menos do que as vítimas do Médio Oriente. Julgam que andamos adormecidos.
[FJV]

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger Cristina Gomes da Silva said...

Bom dia FJV,
eu sei, que nos obnubilamos com pouco, muito pouco e que "longe da vista longe do coração", mas é a impotência que me assalta quando, em cada esquina, tropeçamos com estas realidades doídas. Eu sei, eu sei que está gasto, mas é sempre do poema de Brecht que me lembro quando o sofrimentos dos outros, o nosso, afinal, enquanto Humanidade, nos entra pelos olhos e pelo coração.

11:52 da manhã  
Blogger SAM said...

Caro colega bloguer,

O dia 10 de Dezembro é o Dia Internacional dedicado ao tema dos Direitos Humanos.

Depois de uma pequena procura no google, encontrei o seu blog e gostaria de lhe convidar a ser uma parte central desse empreendimento, para que todos possamos deixar a nossa marca nesse dia e, juntos, demonstrar a todos que somos Um mundo, Uma vida.

Acredito que cada um de nós, seres humanos conscientes, teremos as nossas preocupações, mais ou menos específicas, e, por isso mesmo, deveremos tentar, juntos, deixar uma marca.

Por isso, convido-lhe a ir a www.fenixadeternum.blogspot.com e ver como poderá participar dessa rede cujo que se mantém por uma única causa: a causa do Género Humano, a causa dos Direitos Humanos.

Obrigado,
Sam

5:05 da tarde  
Blogger pol said...

Morgan Tsvangirai - de certeza que não seria instalado no forte de são julião numa tenda climatizada; quando muito no forte de caxias, anacronicamente recuperado

mas os tempos são outros, acho

12:20 da manhã  
Blogger edder said...

Its insane! Hi, I really liked the very informative article. I liked the idea.
https://www.edder.com.br

3:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home