10 novembro, 2007

||| O que poderia ter acontecido.








Machado de Assis escreveu a Eça de Queirós; este não lhe respondeu, porque não queria dar confiança ao mulato. A hipótese foi levantada pelo Fernando Venâncio há anos, numa crónica da Ler: o que teria acontecido se Eça e Machado se tivessem correspondido? Eça teria escrito aquela correspondência de Paris sobre o gesto dos estudantes de S. Paulo (comandados pelo tio de Oswald de Andrade, soube entretanto), que estenderam as suas capas para que Sarah Bernhard passasse sem sujar os sapatos?
[FJV]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger henedina said...

Não há homens perfeitos, mas esses são os perfeitos homens.
Costumo falar de leite materno e costumo começar com os defeitos do leite materno o que escandaliza logo quem me ouve e assim capto a atenção. Porque o alimento mais perfeito para o bébé tem defeitos, apesar do que dizem mas são os defeitos que o tornam perfeito.
É como com os homens quando se ama são, a meu ver os defeitos, que mais fazem com que a mulher se prenda.
Não sabia desta hipótese tenho um culto por Eça e transformaria a sua personalidade a negro. Mas se a discriminação foi por ser mulato só posso dizer que "era a sua circunstância" Ortega e mais um dos seus múltiplos preconceitos mas continuar a gostar da literatura. E se o homem é menos que a literatura sem o homem eu não leria as palavras que me embalam de prazer em Eça. Racista/preconceituoso ou de Mailer violento, abusivo, álcoolizado mas apaixonado, empenhado e "fazedor".

10:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home