05 agosto, 2007

||| Mar. Açores.











Este assunto fascinou-me durante algum tempo, enquanto escrevia um livro onde tratei do assunto – o fundo do mar dos Açores. Infelizmente, alguns dos blogs que falavam do assunto já desapareceram ou eu perdi-lhes o rasto. Durante essa pesquisa conheci um extraordinário investigador e leitor de Darwin – dedicava-se ao estudo dos fósseis, dos moluscos. Foi a primeira vez que ouvi a palavra malacology, bem como elobiidae, quando o que me interessava, na altura, era a existência de um peixe que ninguém tinha fotografado (e que, no livro, seria motivo para dois crimes).
Neste caso, fiquei com inveja ao ler a notícia, de Maio («uma equipa de investigadores portugueses vai estudar o fundo do mar dos Açores, no âmbito da proposta de extensão da soberania náutica além das 200 milhas náuticas»). A investigação iria centrar-se em São Miguel, São Jorge e Terceira, e pior ainda seria uma investigação sobre vulcanologia.
Finalmente, parte dessa investigação está pronta: «No novo pedacinho de Portugal, para os lados dos Açores, existem fontes de água quente, a 2300 metros de profundidade, onde a luz do sol nunca chega.»
[FJV]

Etiquetas: