17 junho, 2007

||| Isto não é «o cantinho do hooligan». É outra coisa.
Antes de mais, o seguinte: esta rapaziada não estava obrigada a ganhar nada. Não houve discursos patrióticos sobre o assunto, nem exigências à partida, nem a fanfarronada do costume. Foram lá e iam jogar. Na verdade, não jogaram grande coisa. Empataram com a Bélgica, perderam com a Holanda e golearam Israel. Parece que Portugal passaria se a Holanda ganhasse à Bélgica; dependeríamos disso; felizmente, não aconteceu.
Não compreendo, no entanto, que neste artigo se utilize duas vezes «conveniente empate» a propósito do resultado do jogo Bélgica-Holanda. Conveniente? Quer o texto insinuar que a Bélgica e a Holanda convieram no resultado para eliminar Portugal?
Eu percebo a lógica: empatámos com os belgas (os tais que não sabem dar um pontapé na bola), perdemos com os holandeses (já se sabe como foi) -- precisávamos, apenas, que os holandeses derrotassem os belgas para que nós passássemos à fase seguinte. Ora bolas. Os belgas não estiveram de acordo e os holandeses deixaram entrar uma bola na baliza aos 70 minutos; são uns aborrecidos.
Ora, eu tenho vergonha desse tipo de insinuações (que também ouvi na rádio, aliás). Conveniente, o resultado? Portugal (que até pode eventualmente, ter melhor futebol do que os belgas) não merecia ir às meias-finais, isso sim. E não foi. Foi muito conveniente que não fosse.
[FJV]

Etiquetas: ,