01 abril, 2006

||| Canadá, Brasil.
De repente, o MNE, pelo menos publicamente, acordou para o problema da emigração ilegal para o Canadá. A verdade é que a situação desses emigrantes portugueses, em situação problemática no Canadá, já tinha aparecido na imprensa -- e não é de acreditar que não exista nenhuma informação consular sobre o assunto (acredito que há).

Relembro, entretanto, a notícia publicada pelo Correio da Manhã há umas semanas (e referida aqui), desta vez sobre imigrantes brasileiros em Portugal:

«Domingo à noite, o Bufalo Grill, em pleno Jardim Zoológico de Lisboa, foi invadido por 15 inspectores do SEF e dezenas de polícias fortemente armados. Das quinhentas pessoas identificadas, 234 estrangeiros estavam em situação ilegal e, destes, 222 “foram notificados a abandonarem o País, de forma voluntária, num prazo máximo de 20 dias”, adiantou ao Correio da Manhã Carlos Patrício, director regional do SEF. Só que, para além destes, os inspectores não tiveram a mesma cortesia para com 12 “reincidentes”, que acabaram detidos e deverão ser expulsos nos próximos tempos. “Privilegiamos as notificações, só que há casos em que as pessoas voltam a ser encontradas depois dos 20 dias.”»
Ver também aqui, aqui e aqui. E esta nota de absoluto humor do Filipe N. V., no Mar Salgado, a confirmar que eu tinha razão. E o exercício ficcional do Rui, no Blasfémias.