29 março, 2006

||| Brasil. Radiolula não falava verdade(*).
Não referi ontem a demissão esperada de Antônio Palocci, o Ministro da Fazenda de Lula; não foi consumido no mensalão, acabou devorado pelo grupo de que fazia parte na célebre casinha de Brasília. Lula voltou a não saber de nada e a irritar-se com os ataques ao companheiro. Aliás, Lula pode ainda ser envolvido no mensalão, apesar dos truques usados no Planalto.
Entretanto, Palocci está nos braços do seu mensalão particular, o de Ribeirão Preto, onde foi prefeito e onde é acusado «pelos crimes de formação de quadrilha, peculato, falsidade ideológica e corrupção passiva». Além disso, o ex-ministro é referido como «integrante da suposta quadrilha que fraudava documentos para desviar cerca de R$ 400 mil mensais» que, além de ajudar nas contas pessoais, também eram destinados a financiar o PT.
Entretanto fica provada a instrumentalização política da Caixa Económica Federal para a colocar ao serviço do PT e de Palocci, ao violar o sigilo bancário da «testemunha Nildo».

(*) - Já ouviram falar de «Rádio Moscovo não Fala Verdade», uma operação de propaganda do regime de Salazar, na vetusta Emissora Nacional? Por outro lado, às vezes apetecia-me chamar a estes posts «a Veja mentiu»; sempre que uma notícia se acrescentava ao rol de escândalos do Brasil de Lula, os evangelizadores apareciam corrigindo: «A notícia veio na Veja? Ah, então não é verdade.» Em Portugal isso pegou. Na altura eu estava no Brasil a acompanhar a política local -- e até agora não há uma única notícia da Veja, sobre o mensalão e outros aspectos do lulismo, que tenha sido desmentida com factos.