09 março, 2007

||| Europa única.
A propósito do livro único de História da Europa, o Lutz (Quase em Português), menciona-me numa adenda de que não entendi o sentido. Mas recomenda-me que leia uns manuais escolares alemães para me surpreender «com o desassombro com que eles olham para um passado pouco edificante». Caro Lutz: nem preciso de lê-los de novo. Basta ler o que nós próprios escrevemos sobre a guerra colonial, por exemplo, ou sobre a história da Expansão. Infelizmente, o Lutz termina a adenda escorregando: «Já que estamos a fazer processos de intenções: No medo que aqui fala, oiço atrás do alegado pluralismo outra coisa: chauvinismo.» Pessoalmente, agradeço o processo de intenções, mas tem alvo errado. Terá de bater a outra porta.

Adenda: Outra nota, caro Lutz. A ideia de livro único não é a de manual único escolar. A ideia é ler toda a história europeia como se só houvesse Europa e não houvesse europeus. Depois, quando diz que é «falta de visão e coragem não ver o mérito e o exemplo neste empreendimento» (ah, longe de mim dar conselhos), interrogo-me sobre se li bem.

Adenda 2: Subscrevo inteiramente a opinião de José Medeiros Ferreira sobre o assunto.