05 março, 2007

||| Brasil, miscelânea.
1. Nelson Jobim, que enquanto presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) se manifestou contra o impeachment de Lula porque tinha medo que o poder caísse na rua (na rua?), pode vir a ser o próximo presidente do PMDB. Não lhe bastava ter Sarney, Jader Barbalho e outros articuladores; Lula teria agora Jobim, que disputa o partido em polémica judicial contra Michel Temer. O que falta ao invisível PRI de Lula para ser PRI? Apenas o México. Surpresas, surpresas.

2. Lula, o antigo sindicalista do ABC, quer proibir o direito à greve em determinados sectores da administração pública. A ideia de Lula, o Apedeuta, é que «somente um governo de ex-sindicalistas tem condições de enviar ao Congresso uma proposta de legislação que pode proibir o direito a greve de alguns setores do funcionalismo». Enquanto vários juristas já classificaram a proposta inconstitucional, espera-se que os intelectuais de serviço no PT e na CUT (Central Única de Trabalhadores) venham em apoio. Todo o poder aos sovietes.

3. Notícia publicada no Estado de São Paulo (sem link): «O Ministério Público pediu judicialmente bloqueio de bens no montante de R$ 5,3 milhões do PT e de Gilberto Carvalho, secretário particular do presidente Lula, por suposto envolvimento em esquema de propinas que teria operado na área de transporte coletivo na administração Celso Daniel, prefeito de Santo André assassinado em 2002.»