01 dezembro, 2006

||| O Sr. Fernando, lembrado em cada coisa.













Às 14h30 já havia 40 pessoas a querer entrar. Um pouco antes das duas da manhã ainda havia pessoas que não queriam sair. Pelo meio houve leituras (Manuel António Pina, José Luís Peixoto, Pedro Mexia, Luís Quintais, José Tolentino Mendonça, José Eduardo Agualusa), passeios pelas varandas e pelo jardim, vinho (ah!, felizes os que ainda beberam o da Herdade de São Miguel, e o seu especialíssimo da reserva de 2004), presentes distribuídos, amigos que vieram do Porto, do Brasil, dos EUA, de Itália, de todas as tendências políticas e de muitos blogs, jornalistas, amigos da Casa, frequentadores habituais, escritores e -- ah!, não podia faltar -- muito gossip. As salas dos quatro pisos da casa estiveram abertas e disponíveis, a Rua Coelho da Rocha animada. Voltaremos para o ano, sem esquecer as jornadas especiais que voltarão a ser comemoradas.
Já estamos a trabalhar nas sessões do Dia Mundial da Poesia (que será a 21 de Março), do Dia Mundial do Livro (que será a 23 de Abril, com muitas surpresas) e em jornadas especiais -- em Março, uma semana da poesia caboverdiana; em Janeiro (a 18), inaugura a exposição de Jordi Bruch (que substitui a excelente mostra da Kameraphoto, que fica até 5 de Janeiro); antes do Verão, António Costa Pinheiro; na rentrée de 2007 (com o Outono), uma exposição pessoana inédita que guardaremos a sete chaves até lá; em Fevereiro próximo, a primeira das mostras Universos Pessoais, dedicada a José Agostinho Baptista (seguem-se Nuno Júdice e António Osório). Também em Fevereiro, lembraremos Fernando Assis Pacheco.
Depois de uma semana que culminou na festa de aniversário, com sessões dedicadas a Luis Sepúlveda, ao debate sobre Estado & Cultura, a Selma Lagerlöf e Björn Larsson, e à música maravilhosa (desculpem o kitsch) de A Musa ao Espelho, a próxima semana, não vai parar: terça-feira, 5, será dedicada a Anónio Ramos Rosa -- em colaboração com a Fundação Luís Miguel Nava, Gastão Cruz e Fernando Pinto do Amaral. A 7, quinta-feira, será Paola d'Agostino, apresentada por Manuel da Silva Ramos. Dia 13, quarta-feira, não perder a apresentação de António Osório (é a reunião da poesia de Osório, com A Casa das Sementes). A 6 e a 14 de Dezembro, sessões dedicadas a Rodrigues Sampaio (conferências, respectivamente, de António Ventura e de Álvaro da Costa Matos). A 15, sexta-feira, João Pereira Coutinho apresentará o Livro de Estimação, de Jorge Reis-Sá.
Também em 2007 o espólio de objectos pessoais de Fernando Pessoa será reorganizado e mostrado de outra forma nos três pisos superiores da Casa, em vez de estar concentrado na biblioteca (onde continuará, de qualquer forma, o retrato original de Almada Negreiros); na semana passada, o filho do barbeiro de Fernando Pessoa entregou-nos as navalhas de barba usadas pelo poeta -- sei que é apenas uma curiosidade, mas interessa-nos.
E, como coroa de glória, a partir da Primavera serão reabertos os espaços do jardim, com um novo restaurante e cafetaria (que incluem esplanadas de Verão e de Inverno, com mesas e cadeiras para leitura, além de cinema ao ar livre), um projecto bem bonito.
Aos poucos, como em tudo na vida.

P.S. - Sim, no nosso programa para 2007 fica obrigatório manter os três gatos que habitam o jardim (incluindo a bela siamesa), que fazem as delícias de Manuel António Pina (e de Maria Velho da Costa) e que miam depois de J. Tolentino Mendonça ler os seus poemas.

Dos blogs: Luís Carmelo, nosso vizinho de Campo de Ourique, lamentava a falta de cerveja, coisa que remediaremos em breve para as sessões públicas; João Villalobos, reaparecido, não ceou mas foi, evidentemente, muito bem-vindo; Ana Cláudia Vicente e Isabel Goulão, radiantes; Manuel Falcão, atentíssimo durante a leitura; e aguardamos que o Ricardo mostre as fotografias no blog.