30 outubro, 2006

||| Anónimos.
Está aí à porta uma pequena polémica sobre o anonimato dos blogs. A pretexto de discutir o anonimato dos blogs, vai carregar-se forte & feio sobre os blogs em geral e o mal que eles fazem à saúde colectiva, às coronárias, ao colesterol e ao respeitinho. Ou eu me engano muito, o que não me parece.
Vejamos: blogs anónimos, não gosto. Mas não me fazem diferença e leio poucos deles. Há blogs anónimos que são muito bons; um dos melhores é sobre gastronomia e é escrito por diplomatas. Por pudor, não assinam, e eu compreendo. Mas quando queremos acusar, tripudiar, abalroar, criticar, assine-se por baixo. Escreva-se o nome com coragem e um nadinha de vergonha. Um blog anónimo perde uma grande parte da autoridade.
Outra coisa, inteiramente diferente, é um blog ser assinado por gente que não conhecemos. Não se trata de um blog anónimo, evidentemente, excepto para quem pensa que é anonimato tudo o que não está no seu filofax. Chamar anónimo a um nome é um erro de gramática. E um defeito de carácter.