17 junho, 2006

||| O penalty do miúdo.








Ainda bem que deixaram marcar o penalty ao miúdo. O miúdo merecia. Ele chama-se Cristiano Ronaldo e é magnífico de pés, bom de bola, miúdo de cabeça. O Portugalinho queria um rapaz que não risse e “jogasse para a equipa”. Ninguém sabe explicar isso. Quando Ronaldo joga na selecção ou no Manchester, joga para quem? Ele tem a ambição do adolescente, o génio que arrasta a bola consigo, a audácia dos bons jogadores – mas metade dos adeptos queria-o fora dos convocados. Sabem porquê? Simples. As pessoas não gostam de tipos excepcionais nem de miúdos que namorem com loiras daquelas. E, dos excepcionais, preferem aqueles que nunca riem (como Figo, que esteve muito bem). Deco era bom mas não era “português legítimo” e “não sabia cantar o hino com emoção”. Balelas – tudo inveja de um génio com os pés na bola, capaz de jogar vendo todo o campo. Ainda bem que ontem deixaram o miúdo marcar o penalty: ele merecia marcar um golo. E nós, que já tínhamos visto o golo fantástico de Deco, merecíamos que alguém risse daquela maneira, juvenil, idiota, feliz.

14 Comments:

Blogger francisco carvalho said...

E não era fácil estar na pele dele.

12:03 da manhã  
Blogger maria said...

e eu fiquei como o míudo com um sorriso estúpido na cara. Primeiro porque Portugal ganhava definitivamente o jogo e porque o "míudo", o "brinca na areia" calava todos os que pediam a sua substituição. O "míudo" pode gostar de fintar, de dar nas vistas, de se agarrar à bola, mas não é por isso que ele está onde está? Não é isso que o distingue dos demais. Gosto do "míudo" e do "velho"...sim o Figo...

12:50 da manhã  
Blogger Alexandre Ferreira said...

Tocou no ponto. A inveja. Espécie de força motriz da nossa identidade. Não suportamos a felicidade dos outros, a não ser travestida de sacrifício. Seria tão mais simples se pudessemos simplesmente admirar o génio. Mas não somos capazes.

1:02 da manhã  
Blogger Isa said...

sim, o miúdo é miúdo, sim tem mto para aprender, sim é mto exibicionista, e sim teve 2 gajos sempre em cima dele n podia ter feito grandes milagres, sim, ainda bem que foi ele quem marcou o penalty.

e n é do ar sofrido do figo que a gente gosta, é do profissionalismo.

e posts dedicados ao facto de termos passado aos oitavos de final, não há?

2:06 da manhã  
Blogger Alexandre Ferreira said...

Não há porque, francamente, era o mínimo olímpico.
Quanto ao profissionalismo, estamos conversados (ou não, na medida em que tal signifique fim de conversa). Parece que não existe recta intenção ou hombridade a não ser quando se aparenta sofrimento. Parece-me errado.

2:22 da manhã  
Blogger Isa said...

mínimo olímpico? ai sim? então e o que é que andámos lá fazer nos últimos 40 anos? durante 40 anos ninguém o conseguiu, scolari consegue e é o mínimo por quê? ai meu deus....

2:59 da manhã  
Blogger 9-9 said...

Boa exibição, belo golo do Deco. O penalty foi óptimo para dar confiança ao Cristiano Ronaldo. E claro que passar aos oitavos de final é minimo olimpico, afinal como tanta vez repete o Scolari, somos 7ºs do ranking da FIFA e Irão e Angola estão abaixo de nós... portanto passar neste grupo era um dever. Com Scolari ou com outro qualquer. O facto de durante 40 anos não o termos feito é uma vergonha, porque nós sabemos que já o podiamos ter feito mais vezes. Mas perder tempo a comparar com os fantasmas do passado é inutil, temos é que saborear este mundial, que até agora está a correr bem.

3:33 da manhã  
Blogger paulo miranda said...

"nem de miúdos que namorem com loiras daquelas" - se calhar é isso.

12:43 da tarde  
Blogger e said...

Sim, é verdade, esse miúdo é um idiota. Um dos motivos que me levam a torcer por todas as selecções que lá estão excepto a dele. Os jogadores de futebol não deveriam ter escolha, deveria ser-lhes barrada a possibilidade de serem idiotas e broncos. O C. Ronaldo parece-me ser as duas coisas, assim como uma boa parte do resto da comitiva portuguesa.

1:35 da tarde  
Blogger Politikos said...

Excelente poste, FJV... Uma psico-interpretação das «coisas»... :-)
Com muito de verdade...

1:43 da tarde  
Blogger Isa said...

ninguém compara com fantasmas do passado hugo, fala-se de scolari apenas. rui coias, tou contigo :-).

4:22 da tarde  
Blogger tsiwari said...

Mimaram o puto. E bem, tb achei...

10:24 da manhã  
Blogger MGomes said...

Que bom ler uma crónica assim... a rir...
Um Abraço

6:16 da tarde  
Blogger Flávio said...

Parabéns ao Cristiano e à Merches.

3:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home