06 junho, 2006

||| Museu da Língua.







O José Pacheco Pereira menciona hoje no Abrupto o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Na verdade, trata-se de um monumento importante sobre a Língua Portuguesa, ligado a mais de 20 000 escolas, com espaços de exposições, conferências -- e com um roteiro sobre a história do Português. O que impressionou, logo na inauguração (além da exposição de Bia Lessa sobre Guimarães Rosa e Grande Sertão), foi o gigantesco planetário da Língua, onde -- já agora-- os autores portugueses (sobretudo Pessoa, Sophia e Camões) têm sempre um lugar de destaque. Ver mais aqui -- e aguardemos as fotos prometidas de JPP.

5 Comments:

Blogger Moisés Gaudêncio said...

O futuro está a sul do Equador...

moises

1:49 da manhã  
Blogger R.O. said...

Esta merece destaque e aplauso. Vamos lá ver se conseguimos começar a ajudar o Brasil a ultrapassar o seu grave problema de identidade: não esqueçamos que, ao contrário do resto da América, a cultura brasileira do séc. XX foi toda construida CONTRA a herança, a portuguesa, a genuina. Talvez possamos ajudar a perceber ao Brasil, que Portugal não é só o lugar onde se vem ganhar dinheiro, mas também a sua primordial raiz europeia.

2:06 da manhã  
Blogger Al Cardoso said...

Nao e so no futebol que estao a milhas de distancia de nos, agora ate na lingua "portuguesa", infelizmente nos preocupamo-nos mais com linguado!!!

8:28 da manhã  
Blogger fernando_vilarinho said...

o que verdadeiramente une o Brasil para além do futebol) é a Língua Portuguesa.

Na altura escrevi nos Bibliotecários sem Fronteiras (BSF) um artigo sobre o Museu. Recordo-me que estivemos quase dois meses em segundo na pesquisa do google.com.br e google.com, à frente do estadão, da folha de São Paulo,da wikipedia, etc. Só esse artigo rendeu até hoje ao BSF pelo menos + de 5 mil entradas. e recebi dezenas da mails sobre dúvidas do museu. Ufa!!! Até me queriam como Guia!!! eu, um Caxineiro!!
O problema foi que perto de atingirmos o meio milhão de entradas total do BSF o nosso servidor pifou e estamos em processo de mudança para um novo url(em breve) www.bsf.org

entretanto podem ver o artigo aqui:

http://biblio.crube.net/?p=969

boa-noite,

2:53 da manhã  
Blogger Patrícia Nogueira said...

Só é pena não ser em Portugal. Criamos a língua e deixamo-la ir embora...

10:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home