18 junho, 2006

||| Brasil-Austrália,3.







Escreve, por mail, o Bruno Vieira do Amaral (e eu apoio inteiramente):

«Este Brasil, uma Alemanha que equipa de amarelo, é uma vergonha. A Alemanha sempre tem a desculpa de ser a Alemanha. O Brasil não se pode desculpar. Se onze Dungas estivessem em campo, uma pessoa compreendia. Assim, ninguém percebe. Argumentam os resultadistas que o Brasil sem magia ganhou duas de três Copas. Eu digo que não havia necessidade de jogar tão pouco. É provável que o Brasil venha a ganhar mais este Mundial. Os adeptos gritarão mas será como um orgasmo sem preliminares. Um orgasmo tão longe dos preliminares como a equipa de 94 da equipa de 82. O corpo estremece e arrepia-se mas acaba a vertigem e não fica nada para recordar. No dia seguinte, estarão todos os brasileiros já a pensar no orgasmo seguinte, daí a quatro anos. Por isto, o Brasil, outrora amante, sambista, malandro, virou corno, sem jeito, conservador. Ronaldinho, menino no Barcelona, é pai de família na canarinha. O que interessa é pôr o pão em cima da mesa. Nada de humilhar os adversários. Sejam eles croatas, australianos ou esquimós, é tudo gente que merece respeito, gente de trabalho duro. Com esta ditadura espartana no futebol, com a putativa melhor selecção do mundo imbuída de ética protestante, não admira que os tempos não sejam os melhores para os rebeldes, para os inconscientes, para os artistas. Os comentadores da imprensa internacional foram unânimes em considerar que Cristiano Ronaldo exagerou nos efeitos sem qualquer utilidade prática. O mesmo que dizer que o melhor de um quadro de Picasso é tapar o buraco na parede. Toda a arte é inútil. É um fim em si mesmo. Qualquer jogador, à excepção do Secretário, pode atrasar uma bola. Só os da estirpe de Ronaldo podem fazê-lo depois de fintar dois adversários. Não podemos louvá-lo por ele se cansar só para nos divertir? Quantos o fazem? Jesus Cristo cansou-se de levar pancada, até à agonia na cruz, para nos salvar. Cristiano não é filho de Deus. Não podemos esperar que ele nos salve, mas convém não crucificá-lo por ele nos divertir.
P.S: A crítica diz que C. Ronaldo joga para a bancada. É como a crítica que reprova o best-seller por ser best-seller

5 Comments:

Blogger Rogério B. Alves said...

A figura do Ronaldinho como pai de família é ótima. Eu tinha pensado nele como aquele bebia e servia aos colegas e agora, por ordem expressa do chefe, tem apenas de servir sem poder provar daquilo que tanto gosta...

3:58 da manhã  
Blogger Isa said...

o ronaldo pode jogar para a bancada, desde que jogue para os golos tb. é só isto e n me parece ser difícil de perceber. ou seja, que jogue bonito mas eficaz, que de bonito já tivémos que chegasse.

e n concordo nada, nada com essa comparação do best seller, nada!

se o brasil n precisa de jogar bonito, AINDA, que se lixe, desde que ganhe.

é difícil perceber isto?

12:15 da tarde  
Blogger Zèd said...

Em 94 os brasileiros, na rua, gritavam (com razão) para o Parreira "Tira o Raí! Bota o Ronaldo!", agora se calhar dizem "Tira o Ronaldo! Bota o Robinho!". Será que a estória e a história se repetem?

E quanto ao Cristiano Ronaldo é curioso que quem o critica quando ele tenta fazer uma finta e perde a bola provavelmente jubila quando ele consegue fintar e dar a marcar. Esquecem-se que antes de ele se lançar para cima do adversário no drible não sabe se vai ou não conseguir levar a melhor. A única coisa que ele pode fazer é tentar, correr riscos, e normalmente tem melhores resultados do que qualquer outro. Nem sempre funciona, mas funciona o número suficiente de vezes para que a única coisa que se lhe possa pedir é que faça aquilo que sabe fazer melhor. O maior trunfo de C. Ronaldo é a sua imprevisibilidade, se ele passa a bola quando toda a gente espera que ele a passe, torna-se previsível, fácil de defender (e enfadonho). Quando ele joga à sua maneira é bom para o espectáculo, e é bom para equipa. Falando em futebolês "é um jogador capaz de criar desiquilibrios". Mas só se for igual a si próprio.

1:21 da tarde  
Blogger No Hay Banda said...

Ola,
A grd verdade e que o Brasil tem sempre condicoes para ir longe no Mundial. Esteja ou nao o Ronaldo em ma forma ou sob pressao dos media devido ao seu peso, o certo e que a canarinha sempre avanca devagar devagarinho. Definitivamente as pessoas tem que enterder a diferenca entre os jogadores Brasileiros e os do resto do Mundo. Os primeiros nasceram a saber jogar futebol enquanto os outros tiveram que aprender. Ora nascer a saber jogar futebol nao sginifica necessariamente ganhar sempre, mas que ajuda, ajuda :)No entanto ontem ficou demonstrado que tb os Australianos, recentemente incluidos no grupoo dos que aprenderam a jogar futebol tb podem causar sensacao, mesmo estando a jogar frente aos campeoes em titulo!!Analisando bem o jogo e as oportunidades e possivel chegar a conclusao que a Australia podia ter saido de Munique com um excelente resultado. Infelizmente para eles nao deu sorte. Ronaldo&Adriano, Robinho&Fred em 2 lances de samba, chute e gol provaram que Deus e Brasileiro!!!!
Eu sou apoiante de uma seleccao que nao nasceu a saber jogar futebol mas que aprendeu direitinho nos ultimos tempos a JOGAR BONITO. A grande arma de Portugal e ser ignorado e substimado por tudo e por todos :) Filipao tem tudo estudado, e como o Brasil vamos avancando devagar devagarinho ate quem sabe a Final.
Muita sorte

Tiago

1:58 da tarde  
Blogger Sergio Barroso said...

Alto lá! A Alemanha merece mais respeito do que ser comparada com aquele Brasil. Há uma grande diferença entre ser eficaz e ser arrastado, entre não jogar bonito e, simplesmente, não jogar.

7:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home