19 abril, 2006

||| O sangue.
«Faz hoje 500 anos que uma multidão imbecil tornou Portugal mais pobre. A matança de muitas centenas de judeus em Lisboa (talvez quatro mil) fez o País perder, entre mortos e exilados, os mais cultos e modernos dos seus filhos. O crime boçal prosseguiu durante séculos. Até ao Marquês de Pombal a ‘limpeza do sangue’ – a prova de ausência de judeus até aos bisavós – era condição para bons empregos. Ao seu ministro Pombal, o rei D. José pediu que decretasse um distintivo obrigatório para quem tivesse sangue judeu. No dia seguinte, ele apareceu com três distintivos ao peito. O rei perguntou a razão. Pombal: “Um por mim, outro pelo inquisidor-mor e outro por Vossa Majestade.” Judeus somos, os portugueses, todos um pouco. Ignorantes de nós somos todos muito.»
Ferreira Fernandes, no Correio da Manhã.

2 Comments:

Blogger Iceberg said...

A questão dos judeus é uma das muitas que assolam a Humanidade, e que põe em pulgas muito boa gente.
Não é só religiosa mas é também social,política e económica. Os seus antecendentes vingaram nas sociedades em que se inseriram..a minha impressão é a de que aquele povo é dominador onde quer que esteja. é correcto ou não? fica aqui a pergunta para me responderem ou não.
Parabéns ao blog, ao autor e uma palavra de incentivo ao Sr. FJV pela sua qualidade de escrita e apresentação televisiva.

10:45 da tarde  
Blogger dorean paxorales said...

Ja tinha lido a mesma estoria mas com chapeus...

4:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home