06 abril, 2006

||| O cantinho do hooligan.
Por instantes, e apenas por instantes, por causa de dois jogadores apenas, tive pena. A verdade é que os catalães, quando ficam nacionalistas e convencidos, parecem tão totós como quaisquer outros, ou até piores, porque não deixam de ser catalães mas querem parecer outra coisa e na verdade são uns chatos irrecomendáveis. Nisso, ninguém tira a palma aos madridistas. «Vocês têm de ganhar», dizia-me um de Madrid. «Vocês quem, cara pálida?» «Toda a gente, até o Benfica.»
O Benfica poderia ter ganho, sim, mas seria uma injustiça histórica. Jogou mal, tem jogadores que me irritam, e é o Benfica. Mesmo assim desculpar-lhes-ia. Digo isto agora, que o pesadelo acabou, evidentemente; mas não ficaria deprimido.

Adendas:

1. Esta manhã, na rádio, um cavalheiro electrocutava João Vieira Pinto por este se ter negado, em Paris, a desejar que o Benfica ganhasse ao Barcelona. Mas que mania, a unanimidade. Já eram sete milhões a fazer força; para quê mais um?
2. A reportagem de uma estação de rádio apanha um adepto do Sporting entre a rapaziada do Benfica que foi a Camp
Nou; o desgraçado lá disse que, em primeiro lugar, era português, e só depois adepto do seu clube. Que falta de carácter. Que vergonha para o Sporting. Que ausência de civismo.
3. Não, não fiquei contente por ter sido o Barça a ganhar. Ficaria contente se fosse o meu clube ou uma equipa galega, ou o Real. Bom, não exageremos. Não pulei quando o Ronaldinho marcou o golo, queria eu dizer. Tive um nadinha de pudor, foi o que foi.

17 Comments:

Blogger Miguel Marujo said...

tivessemos combinado uns copos, e a festa era vermelha, suspeito...

1:58 da manhã  
Blogger João Melo said...

Artemedia!!!!!!!!!!!!

8:37 da manhã  
Blogger Luís Bonifácio said...

Um clube português que equipa de azul e branco, poderia ter ganho a uma outra equipa com nome de agência de publicidade, mas isso teria sido uma injustiça histórica muito maior!

9:24 da manhã  
Blogger António said...

Confesso-me pouco civilizado pois ao ver o resultado final senti pena... por uns segundos. Mas lá que os comentários são engraçados, são...

(de jogadores, dirigentes, etc. Estes também :) )

9:37 da manhã  
Blogger FPM said...

Acho que os próprios jogadores estavam convencidos que iam perder acontecesse o que acontecesse e por isso não acreditaram que podiam... Por isso, também por isso, perderam.
Dois jogadores? Diria três ou quatro, o Luisão, o Micoli, o Leo e o ManuelF.
Em relação aos catalães senti a mesma coisa no final do jogo. Se era assim tão evidente a vitória porque festejavam tanto.Bah!

11:49 da manhã  
Blogger Rui MCB said...

Não há nada como um Sporting-Porto para acabar com problemas de identificação.
Eu não fico em casa...

12:33 da tarde  
Blogger Unknown said...

Ainda hesitei em passar por cá hoje. Ainda assim valeu a pena ler:
«A verdade é que os catalães, quando ficam nacionalistas e convencidos, parecem tão totós como quaisquer outros, ou até piores, porque não deixam de ser catalães mas querem parecer outra coisa e na verdade são uns chatos irrecomendáveis.» Benfiquista e português, foi-me menos pesada a derrota por ver bandeiras espanholas nas bancadas. Cá por coisas!

1:45 da tarde  
Blogger maloud said...

Porque é que os jogadores catalães festejavam a vitória? Só conheço um senhor que não festejou uma vitória. A vitória foi na final da Liga dos Campeões. Chama-se José Mourinho. Estou-lhe grata. Deu-me estrondosas vitórias, mas o que ele fez não esqueço.

Quanto ao resto, gosto dos catalães. Se fosse com o Real Madrid, não teria a mesma graça.

3:34 da tarde  
Blogger CMF said...

O nacionalismo catalão é pateta, mas Barcelona é uma grande cidade. E Madrid...bem, Madrid, tem piada, mas como dizia Pepe Carvalho, come-se muito melhor em Barcelona.

3:48 da tarde  
Blogger Pedro Gomes Sanches said...

:-) O Francisco é daqueles portistas que eu abrigaria com felicidade no meu reduto Sportinguista. Até lhe ofereceria um cachecol da Juve! Totalmente de acordo, Francisco. Totalmente de acordo. Sobre as adendas, uma divergência e um lamento. A divergências tem a ver com o facto de não ter tido pudor e ter gritado "Olé!", no golo do Ronaldinho (e o que o que eu apreciei aquele gesto técnico notável desse grande jogador que dá pelo nome de Beto!). O lamento... de ver alguém do meu grande Sporting "misturar-se" assim, dessa forma gratuita e despudorada, com a malta do 'Glórias'...

5:48 da tarde  
Blogger K. said...

É sempre um deleite ler estes cantinhos do hooligan.

11:02 da tarde  
Blogger NG said...

Finalmente alguém que assume publicamente aquilo que todo o verdadeiro adepto de futebol sente. Já não há pachora para o "sou português, por isso apoio todos os clubes portugueses".
Eu só de pensar que algum tripeiro ou lagarto possa ter torcido ontem pelo meu glorioso, fico doente!Simplesmente não é natural.
Por isso, FJV, o meu apreço. E que o seu FCP perca por um. E que o Liedson tenha uma ligeira rotura. E que o Maritimo perca.

11:50 da tarde  
Blogger CMF said...

desinteressante, tem toda a razão!

12:42 da tarde  
Blogger Paulo Alves said...

Que grande canto.....

7:59 da tarde  
Blogger João Melo said...

cada vez q fjv escreve o seu "canto do holligan "deve pensar:"bora picar aqueles otários..."

8:35 da tarde  
Blogger Fernando said...

Francisco: que grande penalidade a sua! Fico encantado com os comentários deste hooligan em que me reconheço totalmente...
Bem haja quem assim pensa...
A minha adenda: pudor também tive, todavia, "cá dentro", todos os nervos, orgãos, filamentos, líquidos, ossos e mais que para ali se consolida, saltaram e pularam de alegria...
Eu sei que nos fizeram crer que o destino histórico da nação estava em jogo, mas bolas, a minha Nação é o Porto...

8:52 da tarde  
Blogger dorean paxorales said...

O Real só começou a chutar para as redes quando o F. Franco mandou "raptar" Di Stefano à custa de ameaças pessoais ao presidente dos blaugrana.
É que o Barça já era nos anos trinta mais que um clube: representava o estado republicano negado aos catalães pela guerra civil. Cada vitória contra o Real era uma batalha vingada. Só por isto, o clube de Madrid deveria tornar-se logo aos nossos olhos menos simpático. Penso eu de que...

Em todo o caso, as rivalidades actuais em nada me dizem respeito: que entre os dois venha o espanhol (sem trocadilhos) e escolha.

1:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home