13 abril, 2006

||| Museus.













Em Portugal e em Espanha, respectivamente:

«A greve visa contestar um decreto administrativo instituído pelo antigo ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho, que determina a obrigatoriedade destes trabalhadores laborarem na sexta-feira Santa e domingo de Páscoa sem qualquer remuneração suplementar. Este despacho deveu-se ao facto de os museus, palácios e sítios arqueológicos portugueses serem muito visitados por espanhóis durante a época de Páscoa.»

«Los museos estatales dependientes del Ministerio de Cultura ampliarán su horario y organizarán actividades especiales durante esta Semana Santa.
La oferta cultural vendrá marcada por la apertura especial fuera del horario habitual de los museos, así como exposiciones temporales, conciertos, talleres para familias y niños, cine o representaciones teatrales, ampliando de esta manera la oferta de servicios culturales con el objeto de adecuarla a una mayor demanda provocada por el periodo de Semana Santa.»

7 Comments:

Blogger magnuspetrus said...

Não passa de uma questão de mentalidades ou de interpretação da realidade. Este é apenas mais um exemplo, entre tantos outros que nos diferenciam dos espanhóis.
Como desejo ardentemente cumprir a hipótese do Almada de ser Espanhol...

10:49 da tarde  
Blogger Mónica (em Campanhã) said...

o que o texto espanhol não diz é como são remunerados nuestros hermanos que abrem as portas estes dias. a mim francamente faz-me muita confusão qualquer trabalho de fim-de-semana que não seja convenientemente remunerado. eu própria tenho de trabalhar por vezes nestes dias e, mesmo com uma boa remuneração suplementar e as folgas a que por isso tenho direito, sei bem o que me custa. não é correcto que num mesmo país, funcionários de diferentes serviços públicos sejam (ou não sejam sequer) compensados de forma diferente por este tipo de esforço.

12:00 da tarde  
Blogger Torquato da Luz said...

É todos os anos a mesma coisa... De qualquer modo, a existir, esse "decreto administrativo" de Carrilho é de duvidosas legalidade e constitucionalidade e devia ser "atacado" por aí. Ninguém pode ser forçado a trabalhar sem a correspondente remuneração.

3:06 da tarde  
Blogger K. said...

Bastou-me a primeira vez que entrei num museu em Espanha, ainda criança, para me aperceber que jamais em Portugal sentiria o mesmo num museu. Não dispomos da mesma sensibilidade artística.

4:31 da tarde  
Blogger Luís Bonifácio said...

Caro Magnus petrus, aproveite as vantagens da União Europeia, em particular o mecanismo da livre circulação de pessoas!

8:04 da tarde  
Blogger magnuspetrus said...

Caro Luís Bonifácio:
Esse é o meu principal problema.

10:57 da tarde  
Blogger exactamente said...

A questão é muito simples: quem não quer trabalhar aos fins de semana nem feriados não pode trabalhar em museus, terão que procurar uma outra função num outro sítio.

6:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home