06 abril, 2006

||| Mal dormidos.
Esta polémica sobre a taxa de alcoolemia devia ser acompanhada com cuidado e atenção. Recordo que a idêntica polémica ditou mais um dos fins do governo de Guterres (que, na altura, esfaqueou Nuno Severiano Teixeira, seu ministro da Administração Interna, cedendo «à corporação do vinho»). Evidentemente que a questão, aqui, não é a de tecer comentários sobre o proibicionismo, mas sobre o controle da taxa existente ou da que venha a existir. Não me incomoda que a taxa seja fixada num valor mais baixo; defendo, aliás, que a taxa para condutores profissionais deve ser de 0,0%. É absurdo que se desculpem condutores alcoolizados, e a chamada «cultura vitivinícola» não tem nada a ver com o assunto.
Evidentemente que a inabilidade política de Ascenso Simões foi notória, misturando-se a uma subtil forma de chantagem.

4 Comments:

Blogger Al Cardoso said...

E porque e que e o vinho tem que ser penalizado? sera que so este e culpado? ou estamos a protejer a cerveja e as bebidas ditas brancas, que por sinal sao muito mais alcoolicas.
Deveria isso sim, este e todos os governos, promover o consumo responsavel do vinho, mas talvez haja por ai algum lobi escondido.

3:50 da tarde  
Blogger maloud said...

O Ascenso Simões está tolo. Ele que é do Douro não percebe nada de consumo de vinho, de alcolomia, nem de prevenção de acidentes. Deixe a taxa em paz, compre menos radares e fiscalize os bêbados e as manobras perigosas. Mas principalmente esteja calado. Deixe falar o da Agricultura que tem outro bom senso.

6:18 da tarde  
Blogger António Joaquim said...

Por acaso acaso gostava de saber por que distingue condutores profissionais dos outros. Se a taxa legal actual é boa para não profissionais deve sê-lo também para os profissionais. E vice versa. Ou não? Cumprimentos.
A MAtos Rodrigues

12:24 da manhã  
Blogger joao said...

Começo a acreditar que, com este zelo proibicionista, o melhor seria criar em Portugal um ministério para a proscrição do vício e promoção da virtude. Ascenso Simões é, por certo, um belíssimo candidato à titularidade da pasta: tem alma de inquisidor e encontra facilmente bodes expiatórios - o que,aliás, é notório nesta "obsessão vitivinícola", em que, inter alia, se esquece que há álcool para lá da uva fermentada...

2:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home