12 abril, 2006

||| Fumar, não fumar.
Estranho alguns protestos sobre a lei do tabaco; quanto ao desejo de controle sobre as nossas vidas, já estava tudo escrito antes: eles querem cuidar de nós. O projecto não me parece desproporcionado, no conjunto. Apenas idiota em alguns pontos essenciais, como a política em relação aos restaurantes e discotecas -- neste campo, aliás, é um espelho da moda legislativa portuguesa: eles gostavam de ter outra realidade, sobre a qual fazem leis, independentemente de serem ou não adequadas.
O que a lei está é a provocar uma moda de notícias, que caem em avalanche nas televisões, sobre os malefícios do tabaco. Temos tido oportunidade de ouvir textos «jornalísticos» de uma moralidade inquietante e escandalizada, tipo tia velha confrontada com os horrores do mundo. No jornalismo português não há moralismo que não tenha fiéis seguidores. Há uma vasta legião de mini-evangelizadores disponíveis para nos educar enquanto faz notícias. Protejam-se.

3 Comments:

Blogger Raimundo said...

Não me parece que o problema seja originalmente nosso. No que toca a jornalismo, aliás, há uma certa inclinação para importar tendências.

2:18 da manhã  
Blogger maloud said...

Estava na Catalunha, que o Francisco detesta e de que eu gosto, quando a lei espanhola entrou em vigor. No hotel pude continuar a fumar no quarto e em salas de fumadores. O restaurante do dito hotel escolheu ser não fumador, talvez por ter estrela Michelin merecida. Quanto a cafés só necessitava de ter o cuidado de não entrar nos que optaram pela proibição de fumar, uma minoria. Como tivemos de regressar ao Porto, nas áreas de auto-estradas havia espaços para fumadores e para os não-fumadores. No espaço reservado aos fumadores, não podiam permanecer menores de 16 anos.
Fumo cerca de dois maços por dia e nunca me senti incomodada.
Como sei que gosta de comer bem, recomendo-lhe o Mas Pau em Fuigueres. Cozinha interessantíssima e excelente serviço.

12:21 da tarde  
Blogger Mónica (em Campanhã) said...

é complicada também a situação de quem trabalha nestes lugares onde se pode fumar. com os problemas de desemprego que há poderá dizer-se que estes empregados têm alguma escolha?

1:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home