14 abril, 2006

||| Brasil. Encontro de titãs; ou Lula e os quarenta foliões.
O Ministério Público resolveu enumerar e reunir os nomes de 40 personalidades supostamente envolvidas no mensalão. Sim, estão lá José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, Marcos Valério, João Paulo Cunha, Luiz Gushiken, Henrique Pizzolato, José Janene, Roberto Jefferson, Valdemar Costa Neto, o «professor Luizinho» ou Duda Mendonça. A fina flor do lulismo e das suas alianças.
A 12 de Agosto de 2005, Lula começou a lengalenga: estas práticas (dos seus aliados) são inaceitáveis e ele não sabia de nada; e pedia desculpas ao país. Grande parte dos agora denunciados pelo Ministério Público foram ilibados pelos companheiros, no Congresso. Lula não sabe de nada. Nem ele nem os quarenta amigos. Mas Lula é o personagem que beneficiou.


E Lula combatendo a herança de Cabral: «Na política é assim. Em 2002 nós derrotamos aqueles que governaram desde que [o navegador português Pedro Álvares] Cabral descobriu o Brasil. É a mesma gente. Se você pegar a árvore genealógica, é a mesma coisa sempre. Ou seja, nós somos a diferença.» Um tamoio, Lula.