29 março, 2006

||| Endogamia. [Actualizado.]
«A endogamia é o processo que conduz à contratação preferencial de docentes residentes na universidade contratante. Para assegurar a endogamia usam-se, frequentemente, duas de três estratégias. Primeiro, perfila-se o concurso de acordo com o currículo do candidato previamente escolhido. Segundo, abre-se o concurso divulgando-o o menos possível. Terceiro, preparam-se, cuidadosamente, armadilhas administrativas que permitam desqualificar os candidatos indesejáveis, ou seja, os que por mérito próprio teriam a possibilidade de destronar o candidato da casa numa avaliação curricular independente.» Este é o princípio de um texto de Miguel Araújo, publicado no Ciência Hoje. Vale a pena ler todo. Araújo é professor Associado na Universidade de Copenhaga e Senior Research Associate em Oxford.

Adenda: O André propõe a leitura de outro texto interessante, de Orlando Lourenço, da FC da UL. Eu recomendo também que se visite o Fórum Ciência em Portugal.

2 Comments:

Blogger André Moura e Cunha said...

É a pura verdade!
Faça-se uma análise curricular aos catedráticos e a alguns associados na universidades portuguesas, e veja-se o ofuscante mérito que lá se plasma.
FJV, recomendo-lhe, já agora, este artigo - já com uns anos - de Orlando Lourenço e este do professor do MIT Michael Athans, que pode lá chegar através do meu blogue.
Um abraço,

12:57 da manhã  
Blogger André Moura e Cunha said...

Correcção:
O artigo de Michael Athans pode ser descarregado aqui em versão PDF.

12:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home