28 fevereiro, 2006

||| Guevara.
Valter Hugo Mãe sobre o herói das t-shirts: cruel, homofóbico, racista -- e a lista de fuzilamentos.

Textos de Alvaro Vargas Llosa sobre o assunto aqui.

4 Comments:

Blogger Paulo Maurício said...

http://passaportevermelho.blogspot.com

11:51 da manhã  
Blogger sabine said...

Já sabia:
http://insustentaveleveza.blogspot.com/2006/01/che-o-fim-de-um-mito.html

5:10 da tarde  
Blogger RS said...

Esta tem resposta.
AQUI MESMO.

RS

6:43 da tarde  
Blogger malou said...

caro FJV

Tanta demagogia, é hoje, mais tão fácil criar falsos heróis do que preservar a integridade de passados.
Caso não estejam familiarizados com o filme " The motorcycle diaries" um dos melhores filmes dos últimos tempos , é produzido por Robert Redford, tem uma óptima banda sonora e foi classificado 'Magnificent!" pela revista' Rolling Stone'.
É baseado nos diários de Guevara, onde este relata a aventura em que embarcou com um amigo e uma velha mota, através da América latina.
E é me difícil reconciliar o Guevara do filme com a do documentário referido, são dois indivíduos completamente opostos ,só se acreditarmos no sindroma “Dr.Jekyll and Ms Hyde” poderemos reconciliar os dois.

Não sou indivíduo de adular ou me limitar com percepções de heróis ,se bem alguns existem , a grande maioria destas figuras são mulheres e homens com grande dedicação a pequenas e grandes causas, mas como todos nós são tridimensionais, com faltas e defeitos.
Qualquer revolucionário hoje , é rotulado terrorista, que conveniente "talk about brain washing" ,se Timor estivesse na mira dos USA, Xanana Gusmão seria classificado um terrorista.
São suspeitas as campanhas de conflito que assaltam o nosso quotidiano, o denegrir de heróis , conceitos sociais e religiosos, acredito serem estas estrategicamente escolhidas e financiados no intuito de criar uma nova realidade.

Se bem que não relacionado com Guevara , recomendo tambem"Long Way Round "do actor "Ewan McGregor " onde este documenta a viagem de moto que fez de Londres a NY, muito interessante.

2:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home