25 janeiro, 2006

||| Relações difíceis.
Clara: relações difíceis eu acho graça. Mas muitas vezes as coisas melhoram bastante depois de a tempestade passar. Sobre as presidenciais «todos nós» escrevemos bastante; no fundo, tratava-se de um «combate político» (faz uma certa espécie a expressão) mais ou menos decisivo depois da bagunça em que Barroso deixou o país e das fracturas que se abriram nessa altura ou um pouco antes -- Casa Pia, PSD-PP no governo, Iraque, frentes nacionais, «revolução-evolução», etc. Por isso as presidenciais foram, acho eu, uma extensão das polémicas que estavam em roda livre há dois anos e que o epifenómeno Santana Lopes veio agravar. Dito isto, todos nós tivemos «relações difíceis» quando se falava de política nos últimos dois anos.
Vantagem e desvantagem da blogosfera -- escreve-se muito, escreve-se rápido, escreve-se depressa. E porque todos temos, à solta, o admirável génio que nos manda discordar antes de ler bem. Muitas das discordâncias absolutas nesta campanha têm a ver com esse admirável génio e com as consequências desses dois anos de bagunça. Vejamos: concordo com a Clara em todo o post, mesmo admitindo que votámos em candidatos diferentes e mesmo quando discorda de mim acerca do discurso de Soares; pareceu-me, dadas as circunstâncias, que a sua saída foi digna, ao contrário da sua campanha; mas, ao contrário de Soares, não faço julgamentos de carácter. Justamente porque uma das coisas mais desagradáveis dessa campanha -- é a minha opinião -- foi a quantidade de ataques pessoais infames que passaram por ser ataques políticos. E foi só ressentimento. Se um dia alguém tiver paciência (é um interessante trabalho de arqueologia política e de linguística) pode inventariar os adjectivos usados por Louçã, por exemplo, ou por muitos apoiantes de Soares acerca de Cavaco.

PS - Sobre o caso do «sapo com óculos». Claro que não me referia a nenhum candidato. Evidentemente. Mas o ar escandalizado de muitos mails e comentários deixa-me perplexo; depois de terem passado um mês a acrescentarem insultos sobre «o Cavaco», a minha irritação foi quase nada.

1 Comments:

Blogger NUNO FERREIRA said...

Achei que o "sapo com óculos" desonesto devia ter sido nomeado porque é um prossional que está a ser visado. Eu quando critico a demagogia messiânica nomeio sempre o meu alvo: Cavaco Silva.

10:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home