13 dezembro, 2005

||| Portugal e Saddam. Actualizado.
«Colin Powell afirmou que Saddam tinha a intenção de usar armas de destruição em massa em Portugal.» Vem na Folha de São Paulo, que titula: «Saddam planejava atacar Portugal, diz Powell.» Uma notícia como esta merecia que se consultasse a fonte, a agência espanhola, Efe. Fui lá. Diz o despacho: «PORTUGAL-EEUU Sadam Husein pretendía usar armas destrucción masiva, dice Powell. Lisboa, 13 dic (EFE).- El ex secretario de Estado de EEUU Colin Powell insistió hoy en que el depuesto presidente de Irak Sadam Husein tenía la intención de usar armas de destrucción masiva, por lo que justificó la intervención estadounidense en el país árabe.» Ou seja, o lead da Folha deveria ter sido «Colin Powell afirmou em Portugal que Saddam tinha a intenção de usar armas de destruição em massa.» Mas entretanto vejo que o Diário Digital também titula como a Folha. Além de o texto ser muito parecido com o do jornal brasileiro e não se saber se a fonte é reportagem própria, a Folha ou a Efe. Conclusão: não acredites nas manchetes; não acredites outra vez na teoria das armas; ou, simplesmente, não te levantes cedo demais.

ADENDA: Passadas duas horas e meia, a Folha de São Paulo corrigiu o texto. O Diário Digital mantinha o erro. Informa o Gonçalo.

4 Comments:

Blogger Patrícia Nogueira said...

Infelizmente o jornalismo deixou de ser investigação e passou a um ciclo vicioso - notícia de notícia, sem confirmação, sem citação da fonte. Uma trapalhada de palavras, às vezes sem sentido, às vezes com os entido trocado.

10:52 da manhã  
Blogger jmnk said...

jornalimo copy/paste ...

12:32 da tarde  
Blogger Sukie said...

Vês? É assim que começam os boatos!

2:16 da tarde  
Blogger don azia said...

é triste. mas não deixa de ter a sua graça.

5:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home