04 novembro, 2005

||| Isaiah Berlin.










Atenção a dois lançamentos a não perder: Rousseau e Outros Cinco Inimigos da Liberdade, de Isaiah Berlin, e O Mal no Pensamento Moderno, de Susan Neiman (edição da Gradiva).

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma boa crítica do livro de Isaiah Berlin (Mark Lilla na New York Review of Books ) pode encontrar-se aqui:
http://www.nybooks.com/articles/15294
Sou dos que acham que tudo o que Berlin escreveu merece ser lido (e meditado). O âmago da sua crítica a tem a ver com a forma como este, partindo da liberdade, chegar à tirania total através do conceito de vontade geral.
Quanto ao livro de Neiman, é excelente (ver a crítica de Lilla aqui
http://www.nybooks.com/articles/16386). (Entre parentesses, pode dizer-se que é muito menos crítico em relação ao nosso Jean-Jacques.) Mas a tradução portuguesa é paupérrima, a ponto de, por vezes, perdermos o fio do argumento. Resta-nos comprar a edição inglesa, disponível na Amazon. Não penso que haja tradução francesa. Pelo menos, não a descobri.

2:06 p.m.  

Enviar um comentário

<< Home