06 outubro, 2005

||| Sondagens no Porto
Nas redacções, as sondagens caem com a regularidade de um pêndulo desafinado e desorganizado. As do Porto são as que apresentam maiores discrepâncias -- depois de ver o debate na televisão, não me admira.

3 Comments:

Blogger PR said...

peço desculpa se ofendo alguém:
Teixeira Lopes é um demagogo, de uma esquerda burguesa, cujo único ataque sobre Rui Rio é fútil e desprovido de conteúdo: "ele trata as pessoas como objectos"

Teixeira Lopes nem sequer se digna em apresentar planos ou medidas para o Porto. Conta apenas com o apoio de umas crianças portuenses, que 5 anos antes tinham 17 primaveras e tocavam djambé no Piolho e outros bares pseudo-culturais do porto, onde se fala de cultura enquanto se insulta o governo "porque sim, esses porcos fascistas" e se passa um charro.


A minha vontade: a vitória de Rui Rio, mas sem maioria absoluta: quero que Rui Sá seja o vereador do desempate, o lóbulo esquerdo da entidade portuense.

2:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Posso parecer elitista: mas o Porto tem bastantes mais pessoas do que as que vivem nos bairros sociais - que têm sido esgrimidos como o mais complicado que o Porto tem. Há muitos outros problemas que estão retirar relevância e qualidade de vida à cidade, incluindo o que está a ser feito com os tais bairros. Se as medidas populistas (mas não democráticas pela realidade da amostra) a implementar forem segmentadas por baixo voltamos a perder em termos de cidade! Nem as populações dos Bairros sociais têm as suas vidas melhoradas, nem todas as outras! Se a cidade não ganhar dimensão vai precisar de mais bairros sociais, quando deveria ser exactamente o inverso. Por outro lado, quaisquer medidas para dinamizar o Porto não podem ser vistas dentro da Circunvalação até ao Douro! As outras cidades só crescem pela vida que vai escoando do Porto, não o fazem bem, mas é a realidade, sendo que a descaracterização da Maia, de Matosinhos, Gaia ou Valongo não as ajuda nem ao Porto! Está em causa uma região, mais do que uma cidade: é uma questão de visão e não de demagogia politico-administrativa! Não vi, nem ouvi, nínguém capaz para mudar isto! Vivam o Lagarteiro, o Pinheiro Torres, o Viso, o Rainha D. Leonor, o Aleixo...

1:24 da tarde  
Blogger PR said...

Por isso faz sentido a regionalização; para pensar na àrea metropolitana e sua envolvente como um todo; para que não hajam querelas sobre a localização das pontes e dos estádios e dos betões e dos prédios como se a cidade fosse habitada por fantasmas estéreis. O Bem estar da população deve ser uma prioridade, não uma agradável mais-valia.

Existem, porém, bairros em mau estado, cuja degradação poderá criar problemas socias de ordem maior para a cidade; aquela onde moram "mais pessoas do que as que vivem em bairros sociais". É uma questão de equidade vertical. As condições desses portuenses devem ser melhoradas.
Mas eu, como bom burguês, entretenho-me a imaginar as más condições nesses bairros. nunca as vivi, realmente.

Não consigo manter um raciocínio encadeado quando estou inflamado. perdão.

2:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home