02 outubro, 2005

||| O cantinho do hooligan.







Desta vez, na Madeira, lá bebemos meia Coral (*).

Basicamente, o seguinte: 1) o Marítimo jogou muito bem; 2) Paulo Bonamigo é bem capaz de pôr aquela gente a jogar; 3) O FC Porto precisa de um bom atacante, como precisava dele no ano passado -- o miúdo Anderson, do Grêmio de Porto Alegre, poderá ser uma solução intermédia e criativa; 4) o modelo de «atacar a todo o custo» resulta em 50% dos jogos -- no resto é uma incógnita; 5) tenho saudades do Jorge Costa e do Helton.

(*) - cerveja leve, de baixíssima fermentação, refrescante e de «coração frio», mas que não se envergonha do seu piquinho que eu atribuo ao desejo de agradar ao gosto médio nacional.

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

:) puortoooooo!

12:26 a.m.  
Anonymous Anónimo said...

Ontem, por momentos, quase que o FCP parecia a equipa da época passada, à deriva e sem fio de jogo. Felizmente que na segunda parte foi melhor. E o destaque para os comentadores da TVI, não há? Os tipos estavam prestes a atingir um orgasmo por o Porto estar a perder...

10:40 a.m.  
Anonymous Anónimo said...

Jorge Costa já! Não tem velocidade? Não faz mal tem voz de comando!

11:19 a.m.  
Blogger PR said...

o porto merecia ter perdido. gosto do ibson, mas faz falta o raul meireles, ou um médio com melhor compreensão táctica, que compense a subida dos laterais; faz falta tb um defesa central rápiddo, que feche mais nas alas, uma vez que o césar e o bosingwa sobrem mt(demais?); faz falta o lisandro, em vez do quaresma, que joga como segundo avançado e faz mais pressão;


faz falta o Costinha; lucro no curto prazo pode conduzir a perdas no longo; ou como os resultados financeios condicionam os desportivos.

Quem é que resolveu trocar o pedro mendes pelo postiga?

11:41 a.m.  
Blogger F said...

Muito bem, Ernesto. Concordo com tudo, talvez menos em relação ao Costinha. Mas insisto que faz falta ao Porto um goleador, alguém muito criativo lá na frente. E essa falta não é de agora. Evidente que o futebol de Adriaanse nem o exige por aí além, mas não sei se poderemos dispensar todo esse tempo necessário a afinar a equipa. Este modelo funciona se os médios defenderem bem e se os atacantes descerem rapidamente. Não é o caso. Pedro Emanuel terá de voltar depressa (apesar de tudo, fico muito mais confiante com ele) e Jorge Costa, volto a dizer, é uma autoridade na sua linha, compensando a falta de velocidade com a demarcação que sabe fazer. Essa ideia de despachar o Pedro Mendes sempre me pareceu obtusa e o Helder Postiga continua a funcionar mal (como sempre funcionou mal) em futebol atacante.

11:53 a.m.  
Anonymous Anónimo said...

Portistas nao se preocupem, pelo que se viu ontem, sem vergonha e, noutros jogos, com um pouco mais de vergonha, este campeonato esta seguro.
Jose Fonseca

11:54 a.m.  
Anonymous Anónimo said...

Enquanto os clubes do Funchal continuarem a mamar do orçamento do Estado, vai ser assim.

12:01 p.m.  
Anonymous Anónimo said...

Saudades do Helton?! E saudades do Krajl, não tem? E do Wosniak? E do Eriksson? E do Rui Correia? E dos outros todos? A memória dos homens é de facto muito curta. Ou isso ou a Coral não é tão leve como o Francisco diz...

1:00 p.m.  
Blogger PR said...

sim, o Pedro Emanuel deveria voltar, mas por troca com o Ricardo Costa e não o Bruno alves; o Bruno é alto, a lança bem o jogo com passes longos; o Ricardo joga mais com os cotovelos do que os pés, e não o considero um bom líder, pois não transmite tranquilidade.
Além disso, gosta de sair com a bola nos pés- um grave caso de excesso de confiança.

Fernando Meira, uma boa contratação para o porto- rápido, alto, bom passe, facilidade para jogar como central e como trinco, com conhecimento do futebol português e internacional;é português e não se perde tempo em adaptação; e não é "velho" (futebolisticamente falando), permitindo um encaixe futuro... é uma opinião.


Uma petição para incluir o Raul meireles no onze inicial, já!

O vítor ainda tem lugar no onze...

com a falta de liderança que existe na equipa, propunha colocar o helton à baliza, e o Baía no lugar do ricardo costa: ganhávamos em força anímica e perdiamos em... em quê, mesmo?


:-)

:-)

2:18 p.m.  
Anonymous Anónimo said...

francisco, é sempre um prazer visitar o seu canto do Hooligan... tirando o MST na Nortada da Bola, mais ninguém fala das "chamas do norte" com a alma e a razão necessárias!
Acho que o Porto precisa de um avançado sem medo e com arte (o Lisandro pode ser uma boa experiência no centro do ataque...); no entanto o principal problema é a defesa: os centrais são muito maus (mesmo!. Os laterais não são grande coisa mas seria mais fácil se existisse classe e competência no centro da defesa: o J. Costa não é eterno e precisa de sucessor, o P. Emanuel e duro de rins... precisamos de carácter novo - o que coloca de fora o Meira que acho despido de grande personalidade... não conheço o José Castro da Académica... mas deveria ser sempre uma dupla de portugueses! Curiosamente vejo mais problemas no lado direito do que na esquerda: o que falta a defender sobra a atacar...
Com a resolução do eixo da defesa, o meio campo pode continuar a alternar Ibson com R. Meireles e P. Assunção.
Venha mas é uma super-bock!

3:43 p.m.  
Anonymous Anónimo said...

Só falta no meio destas belas dissertações uma referência ao melhor elemento portista em campo: duarte gomes - um golo, 1 penalty e três expulsões, tudo em benefício irregular do dragãozinho, fizeram lembrar os tempos áureos, ou seja o periodinho do zé do boné ao mourinho, em que fomos levados de padiola pelos árbitros, nomeadamente à custa de trabalhinhos de prostitutas, tudo muito bem comandado pelo nosso querido proxeneta-chefe, o da costa, e o seu lugar tenente, o elegante reinaldinho teles.
Viva o Porto!!


eduardo burnay

5:53 p.m.  
Blogger PR said...

Eduardo Burnay: descontando toda a raiva que transparece no seu comentário, bem expresso nas elegantes metáforas que emprega, concordo consigo: o Porto foi beneficiado.



Um Portista.

Ferrenho, mas não acéfalo.


aparentemente, este post merece um fórum próprio... a força do futebol?

6:12 p.m.  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente reapareceu o Lisandro !
O Pedro emanuel é indiscutível mas precisa de um outro central a acompanhá-lo. Os dois que lá estão não se complementam; equiparam-se. São duros de rins, pouco velozes, não conseguem levar a bola com cabeça levantada, etc.
O Porto devia começar a olhar para dezembro... atenção ao Bruno Fogaça da Naval. É um "rato", tem "fome de golo", penso que é novo, é ágil e remata bem.

Cumprimentos

10:51 p.m.  
Blogger Francisco del Mundo said...

Caro Francisco, tive fora uns dias e quando chego vejo que o FCP movimenta muitas opiniões, favoráveis e desfavoráveis... Sou portista, gosto que o meu clube ganhe mas continuo a defender uma coisa: o que Co Adriaanse faz, ao pôr a equipa a atacar como se não houvesse amanhã, bem ou mal faz com que haja mais portistas no dragão que benfiquistas na Luz. Não entendo como é que o Senhor Luis Filipe Vieira quer vender tantos kit socios e continua a não ter mais público que o FCP.
Mas isso já seria outra conversa... Quanto ao Baía,também já nos salvou outras vezes, por isso, não é por aí que tenho medo! O José Castro tem que ser jogador do FCP, mesmo que para isso tenhamos que dar à Académica o Ricardo Costa e Bruno Alves. O Jorge Costa ainda tem que jogar muitos jogos.... Quanto ao meui-campo, eu gosto do Ibson, mas jogar um Meireles ou Assunção equilibra a equipa... Já agora é de mim, ou o Diego e o Jorginho não podem jogar juntos? Bem, continuemos a ser portistas e a confiar no nosso Co, sem medo...
Abraço

10:54 p.m.  
Blogger Barbed Wire said...

Pronto... falem lá todos menos os saudosos calabotianos!!!!

12:45 a.m.  
Anonymous Anónimo said...

Agora, pelos vistos, as assistências são a grande medida da qualidade das equipas. Sempre pensei que fossem os resultados. Enfim, manias. Mas é claro que o Porto tem mais assistência que o Benfica. Eu sou do Benfica e gostaria muito de ir ao Estádio do Dragão ver o Artmedia a dar-vos na tromba. Tentem pontuar na Liga dos Campeões. Vão ver que é giro!

9:22 a.m.  
Blogger Gabriel said...

Bonamigo, aqui no Brasil, não é visto com bons olhos.
O Anderson joga mais de meia do que de atacante.

3:36 p.m.  
Blogger PR said...

boas notícias, Francisco... o reforço Anderson foi considerado o melhor do mundial sub-17...

talvez seja mesmo este que faça falta, como tinha profetizado.

1:33 p.m.  
Blogger K. said...

:)

Concordo consigo em todos os pontos, menos num: o Helton? Não desdizendo do rapaz, o Baía não tem estado mal.

3:55 p.m.  
Anonymous Anónimo said...

Anderson...também o Peixe foi considerado o melhor do mundo aos 17 anos.....
Na Madeira o Duarte Gomes esteve em grande....

Severino

12:21 a.m.  

Enviar um comentário

<< Home