02 outubro, 2005

||| O cantinho do hooligan.







Desta vez, na Madeira, lá bebemos meia Coral (*).

Basicamente, o seguinte: 1) o Marítimo jogou muito bem; 2) Paulo Bonamigo é bem capaz de pôr aquela gente a jogar; 3) O FC Porto precisa de um bom atacante, como precisava dele no ano passado -- o miúdo Anderson, do Grêmio de Porto Alegre, poderá ser uma solução intermédia e criativa; 4) o modelo de «atacar a todo o custo» resulta em 50% dos jogos -- no resto é uma incógnita; 5) tenho saudades do Jorge Costa e do Helton.

(*) - cerveja leve, de baixíssima fermentação, refrescante e de «coração frio», mas que não se envergonha do seu piquinho que eu atribuo ao desejo de agradar ao gosto médio nacional.

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

:) puortoooooo!

12:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ontem, por momentos, quase que o FCP parecia a equipa da época passada, à deriva e sem fio de jogo. Felizmente que na segunda parte foi melhor. E o destaque para os comentadores da TVI, não há? Os tipos estavam prestes a atingir um orgasmo por o Porto estar a perder...

10:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Jorge Costa já! Não tem velocidade? Não faz mal tem voz de comando!

11:19 da manhã  
Blogger PR said...

o porto merecia ter perdido. gosto do ibson, mas faz falta o raul meireles, ou um médio com melhor compreensão táctica, que compense a subida dos laterais; faz falta tb um defesa central rápiddo, que feche mais nas alas, uma vez que o césar e o bosingwa sobrem mt(demais?); faz falta o lisandro, em vez do quaresma, que joga como segundo avançado e faz mais pressão;


faz falta o Costinha; lucro no curto prazo pode conduzir a perdas no longo; ou como os resultados financeios condicionam os desportivos.

Quem é que resolveu trocar o pedro mendes pelo postiga?

11:41 da manhã  
Blogger F said...

Muito bem, Ernesto. Concordo com tudo, talvez menos em relação ao Costinha. Mas insisto que faz falta ao Porto um goleador, alguém muito criativo lá na frente. E essa falta não é de agora. Evidente que o futebol de Adriaanse nem o exige por aí além, mas não sei se poderemos dispensar todo esse tempo necessário a afinar a equipa. Este modelo funciona se os médios defenderem bem e se os atacantes descerem rapidamente. Não é o caso. Pedro Emanuel terá de voltar depressa (apesar de tudo, fico muito mais confiante com ele) e Jorge Costa, volto a dizer, é uma autoridade na sua linha, compensando a falta de velocidade com a demarcação que sabe fazer. Essa ideia de despachar o Pedro Mendes sempre me pareceu obtusa e o Helder Postiga continua a funcionar mal (como sempre funcionou mal) em futebol atacante.

11:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Portistas nao se preocupem, pelo que se viu ontem, sem vergonha e, noutros jogos, com um pouco mais de vergonha, este campeonato esta seguro.
Jose Fonseca

11:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Enquanto os clubes do Funchal continuarem a mamar do orçamento do Estado, vai ser assim.

12:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Saudades do Helton?! E saudades do Krajl, não tem? E do Wosniak? E do Eriksson? E do Rui Correia? E dos outros todos? A memória dos homens é de facto muito curta. Ou isso ou a Coral não é tão leve como o Francisco diz...

1:00 da tarde  
Blogger PR said...

sim, o Pedro Emanuel deveria voltar, mas por troca com o Ricardo Costa e não o Bruno alves; o Bruno é alto, a lança bem o jogo com passes longos; o Ricardo joga mais com os cotovelos do que os pés, e não o considero um bom líder, pois não transmite tranquilidade.
Além disso, gosta de sair com a bola nos pés- um grave caso de excesso de confiança.

Fernando Meira, uma boa contratação para o porto- rápido, alto, bom passe, facilidade para jogar como central e como trinco, com conhecimento do futebol português e internacional;é português e não se perde tempo em adaptação; e não é "velho" (futebolisticamente falando), permitindo um encaixe futuro... é uma opinião.


Uma petição para incluir o Raul meireles no onze inicial, já!

O vítor ainda tem lugar no onze...

com a falta de liderança que existe na equipa, propunha colocar o helton à baliza, e o Baía no lugar do ricardo costa: ganhávamos em força anímica e perdiamos em... em quê, mesmo?


:-)

:-)

2:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

francisco, é sempre um prazer visitar o seu canto do Hooligan... tirando o MST na Nortada da Bola, mais ninguém fala das "chamas do norte" com a alma e a razão necessárias!
Acho que o Porto precisa de um avançado sem medo e com arte (o Lisandro pode ser uma boa experiência no centro do ataque...); no entanto o principal problema é a defesa: os centrais são muito maus (mesmo!. Os laterais não são grande coisa mas seria mais fácil se existisse classe e competência no centro da defesa: o J. Costa não é eterno e precisa de sucessor, o P. Emanuel e duro de rins... precisamos de carácter novo - o que coloca de fora o Meira que acho despido de grande personalidade... não conheço o José Castro da Académica... mas deveria ser sempre uma dupla de portugueses! Curiosamente vejo mais problemas no lado direito do que na esquerda: o que falta a defender sobra a atacar...
Com a resolução do eixo da defesa, o meio campo pode continuar a alternar Ibson com R. Meireles e P. Assunção.
Venha mas é uma super-bock!

3:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só falta no meio destas belas dissertações uma referência ao melhor elemento portista em campo: duarte gomes - um golo, 1 penalty e três expulsões, tudo em benefício irregular do dragãozinho, fizeram lembrar os tempos áureos, ou seja o periodinho do zé do boné ao mourinho, em que fomos levados de padiola pelos árbitros, nomeadamente à custa de trabalhinhos de prostitutas, tudo muito bem comandado pelo nosso querido proxeneta-chefe, o da costa, e o seu lugar tenente, o elegante reinaldinho teles.
Viva o Porto!!


eduardo burnay

5:53 da tarde  
Blogger PR said...

Eduardo Burnay: descontando toda a raiva que transparece no seu comentário, bem expresso nas elegantes metáforas que emprega, concordo consigo: o Porto foi beneficiado.



Um Portista.

Ferrenho, mas não acéfalo.


aparentemente, este post merece um fórum próprio... a força do futebol?

6:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente reapareceu o Lisandro !
O Pedro emanuel é indiscutível mas precisa de um outro central a acompanhá-lo. Os dois que lá estão não se complementam; equiparam-se. São duros de rins, pouco velozes, não conseguem levar a bola com cabeça levantada, etc.
O Porto devia começar a olhar para dezembro... atenção ao Bruno Fogaça da Naval. É um "rato", tem "fome de golo", penso que é novo, é ágil e remata bem.

Cumprimentos

10:51 da tarde  
Blogger Francisco del Mundo said...

Caro Francisco, tive fora uns dias e quando chego vejo que o FCP movimenta muitas opiniões, favoráveis e desfavoráveis... Sou portista, gosto que o meu clube ganhe mas continuo a defender uma coisa: o que Co Adriaanse faz, ao pôr a equipa a atacar como se não houvesse amanhã, bem ou mal faz com que haja mais portistas no dragão que benfiquistas na Luz. Não entendo como é que o Senhor Luis Filipe Vieira quer vender tantos kit socios e continua a não ter mais público que o FCP.
Mas isso já seria outra conversa... Quanto ao Baía,também já nos salvou outras vezes, por isso, não é por aí que tenho medo! O José Castro tem que ser jogador do FCP, mesmo que para isso tenhamos que dar à Académica o Ricardo Costa e Bruno Alves. O Jorge Costa ainda tem que jogar muitos jogos.... Quanto ao meui-campo, eu gosto do Ibson, mas jogar um Meireles ou Assunção equilibra a equipa... Já agora é de mim, ou o Diego e o Jorginho não podem jogar juntos? Bem, continuemos a ser portistas e a confiar no nosso Co, sem medo...
Abraço

10:54 da tarde  
Blogger Barbed Wire said...

Pronto... falem lá todos menos os saudosos calabotianos!!!!

12:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Agora, pelos vistos, as assistências são a grande medida da qualidade das equipas. Sempre pensei que fossem os resultados. Enfim, manias. Mas é claro que o Porto tem mais assistência que o Benfica. Eu sou do Benfica e gostaria muito de ir ao Estádio do Dragão ver o Artmedia a dar-vos na tromba. Tentem pontuar na Liga dos Campeões. Vão ver que é giro!

9:22 da manhã  
Blogger Gabriel said...

Bonamigo, aqui no Brasil, não é visto com bons olhos.
O Anderson joga mais de meia do que de atacante.

3:36 da tarde  
Blogger PR said...

boas notícias, Francisco... o reforço Anderson foi considerado o melhor do mundial sub-17...

talvez seja mesmo este que faça falta, como tinha profetizado.

1:33 da tarde  
Blogger K. said...

:)

Concordo consigo em todos os pontos, menos num: o Helton? Não desdizendo do rapaz, o Baía não tem estado mal.

3:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anderson...também o Peixe foi considerado o melhor do mundo aos 17 anos.....
Na Madeira o Duarte Gomes esteve em grande....

Severino

12:21 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home