18 outubro, 2005

||| Gripe.
Ontem, os responsáveis da saúde mantinham o espírito em alta. Achei perigoso, com o avolumar de notícias, que um secretário de Estado afirmasse que a temporada de caça se ia manter porque estavam a «monitorar as aves». Os responsáveis políticos não devem ser alarmistas, compreendo. Há pouco, na BBC, dizia-se que «já está na Grécia, amanhã ou depois chegará à Itália». Ouço dizer que «vão morrer 50.000 pessoas em Inglaterra» e que em Portugal o número chegará aos 11 ou 12 mil -- é um número e tanto, não apenas uma estatística. Desta vez falem claro. Não se preocupem com o grau de alarmismo. Falem claro. Não vão perder eleições por causa disso. Não descem nas sondagens porque toda a gente percebeu que as galinhas da Roménia não são comandadas de São Bento.

P.S. - O Henrique, do Restaurante Galito, diz que este ano não vai vender pombos, codornizes, perdizes ou tarantolas. Não sou consumidor, mas é um sinal.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

esse é o post mais do blog

1:42 da manhã  
Blogger PR said...

as catástofes sobrepõem-se; não têm respeito nenhum pelo tempo de antena do horror precedente.

2:26 da manhã  
Blogger Rui MCB said...

Atendendo à informação que já recolhi sobre o problema, parece-me que alguém netre as autpridade está efectivamente em pânico face ao que aí pode vir. Esta reacção é o pior caminho possível. Temos aqui outra micro-causa, a do esclarecimento.

10:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sim, o esclarecimento e' fundamental. Mas nao o alarmismo esteril e o histerismo inutil de muitos mcc...

E tambem e' importante ler o texto todo e nao apenas os titulos... Por exemplo, quando se disse na BBC que 50.000 pessoas podem morrer no Reino Unido com bird flu tambem se disse que anualmente ja’ morrem cerca de 12.000 pessoas com a gripe "normal".

A forma como alguns meios de comunicacao estao a abordar a gripe das aves e' totalmente inapropriada e exagerada. Faz alguma falta assustar desta forma as pessoas? Claro que e' necessario informar. Mas porque que os midia "vomitam" gripe das aves neste momento? Pergunto-me, todos os dias, quanto desta agenda alarmista e' movida e alimentada por certas empresas farmaceuticas que tem actualmente o monopolio do Tamiflu? Alguem sabe? Alguem ja' parou para pensar sobre isso? Riscos ha' certamente. Mas ha' quanto tempo se vem falando do rico de epidemias dado o abuso que se faz dos antibioticos, por exemplo. Quem pode estranhar que os nossos animais domésticos (primeiro as vacas, depois os porcos agora as aves) sucumbam a virus, alergias e outras doencas, dadas as condicoes deploraveis em que nascem e sao criados e abatidos? Mas isto nao e’ uma factura logica e previsivel da accao humana e da forma abominavel como os animais domesticos sao tratados?

saudacoes caledonicas

Ver

FONTE:
"In a normal winter flu year... flu actually kills in excess of 12,000 people," Sir Liam said.
BBC: http://news.bbc.co.uk/1/hi/uk/4346624.stm

12:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home