19 outubro, 2005

||| Gripe, 2.
Havia a percepção de que se tratava de um caso mais grave do que era normal. É evidente que é sempre preciso ter algum cuidado com a guerra da informação e o alarmismo congénito, como escreveu a Verónica Neves nos comentários. Mas as notícias não deixam de ser alarmantes. Mesmo compreendendo a posição genérica do J. Pereira Coutinho no seu artigo na Folha, por exemplo, há aqui outro factor a ter em conta (embora eu não seja epidemiologista): o facto de o raio de acção da epidemia ter ultrapassado em muito as barreiras que podiam circunscrevê-la, e estar à solta em África, no Médio Oriente, na Rússia e na China. Esse é um factor adicional que pode alertar-nos.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mais umas pequenas achegas para a campanha de informacao:

1)
A SPEA - Soc. Port. para o Estudo e Proteccao das Aves, disponibiliza na sua webpage informacao relativa as aves selvagens.

Aqui:
http://www.spea.pt/

2)
Bird flu: everything you need to know, um excelente artigo no The Independent:
http://news.independent.co.uk/world/science_technology/article320426.ece

3) Como refere o artigo acima, o virus nao se transmite por ingestao:
"Cooking destroys the virus so there should be no risk from eating cooked poultry or eggs."

Mesmo assim parece que o consumo de aves esta' a diminuir. Segundo dados de que nao tenho fonte parece ter diminuido 25% em Franca. No Reino Unido tb se comecaram a registar alguns decrescimos: http://news.independent.co.uk/world/environment/article320573.ece

E a verdade e' que indirectamente A REDUCAO NO CONSUMO DE CARNE E' POSITIVA e benefica.

Menos "trafego" de aves domesticas, menos riscos. Alem disso, se os aviarios tiverem menos "densidade populacional" as aves serao criadas com mais condicoes e terao sistemas imunitarios mais fortes.

Nao deixara de ser importante lutar por condicoes mais dignas para a criacao de animais domesticos, mesmo quando, eventualmente, a gripe das aves deixar de fazer capas de jornal.
Porque o risco nao desaparecera' ao sabor da agenda dos midia.

saudacoes caledonicas,

ver

8:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home