07 setembro, 2005

||| Livros escolares.
Tal como os incêndios, os livros escolares. Só se fala do assunto quando chega o início do ano lectivo e, na verdade, como sabem os professores (e não sabem os pais), devia falar-se do assunto logo em Março. Além do problema do preço há outros: a sua qualidade (aspectos científicos e ortografia incluídos), a homologação, o sistema que leva editoras a apostar no escuro e a ter de rendibilizar o investimento, a «angariação de clientes», aspectos pedagógicos relevantes (como, por exemplo, escrever nos manuais -- o que, além do mais, os inutiliza para anos futuros), aspectos técnicos nada dispiciendos (já alguém pensou que os livros são tão caros porque têm aquele aspecto gráfico, aquele papel pesado e outras manigâncias provavelmente desnecessárias?). Por exemplo.

(Ver, entretanto, esta notícia.)

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Há quem fale desses assuntos o ano todo. As pessoas é que só ouvem no Verao na tv.

10:50 da manhã  
Blogger Sérgio Aires said...

Quando vi a cara de tristeza e decepção da minha filha a olhar para os livros do 1.º ciclo percebi imediatamente que uma boa parte do abandono escolar massivo em Portugal também pode estar a passar por aqui. Se logo e apenas pela visualização dos livros surge tal desmotivação imagine-se quando começarem as aulas...

1:14 da tarde  
Blogger Luís Bonifácio said...

Porque é que uma editora apresenta mais que um livro para a mesma disciplina do mesmo ano lectivo?

Ninguém Investiga os "Delegados" das editoras nas escolas, que têm opinião na decisão de adoptar os livros para as disciplinas?

1:54 da tarde  
Blogger Cláudia [ACV] said...

Se a questão específica dos manuais tem que se lhe diga e faça, já o sazonal choradinho mediático com a soma das despesas de regresso à escola é incompreensível. Presumindo que não falamos de famílias com rendimentos baixos, apoiadas parcial ou totalmente pelo Estado/SASE, quem com dois dedos de testa pode regatear perante um jornalista o investimento anual em ferramentas de apoio ao estudo?

2:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como é que podem dizer que o manual poupa trabalho ao professor? Alguém com dois dedos de testa, sabe que os manuais são mal elaborados, estão cheios de erros e muitas vezes pouco mais se aproveita do que as imagens...Também já é habitual fazerem dos professores o bode expiatório deste país!!! Esquecendo-se que seguem apenas os programas emanados do ministério da educação..sugiro por isso que se despeçam todos os professores, as escolas continuam abertas e os meninos aprendem sózinhos em auto-gestão! O resto os pais ensinam porque esses nunca se enganam e raramente têm dúvidas! depois não vamos longe!

4:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os manuais são péssimos, inçados de preconceitos, banalidades e disparates (é folhear qualquer um desses embrulhos que 'ensinam' história, geografia, português. Mas o pior é que são apenas o reflexo do desastre geral: uma imensa maioria de profes medíocres e absentistas, programas imbecis que se estendem por 76 páginas (!!!) de palavreado oco, indisciplina total, exclusão de disciplinas fundamentais, encarniçamento ideológico, obsessão bacoca por 'computadores', sexo e inglês...

4:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Todos sabem que nós sabemos que há muitos professores que seguem religiosamente os manuais e os seus materiais. Se os manuais são péssimos, como muitos (e não todos), são, tanto pior. Já agora, eu fiz estágio pedagógico, e nesse estágio, fui pacientemente educado a "usar o manual". E vi como é possível passar um ano só com o manual. Não se tente encobrir o que é óbvio. Claro que há excepções. Isso também é óbvio.

5:36 da tarde  

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