01 setembro, 2005

||| Da humilhação.
Mas um dos pormenores desagradáveis dos últimos dias tem sido a constatação de que, afinal, Manuel Alegre não era tão querido da esquerda nem do PS como se fazia crer. Depois do anúncio da candidatura de Mário Soares, Alegre foi visto como um empecilho «sem apoios». Alegre devia, portanto, limitar-se a ser o que «sempre foi»: um apoiante de Soares. E se Soares avança, Alegre devia prestar-lhe vassalagem incontrolada, infinita, inquestionável. Se Alegre se mostra ferido (são questões pessoais, sim, mas mais vale assumi-las claramente), é visto como um ingrato que não sabe reconhecer «o pai da República». Não me parece justo para ambos. A estratégia é transformar Alegre num pequeno peão, um poeta que é preciso defender quando o poder não está em causa, um autor de canções de Adriano Correia de Oliveira que tem algum interesse instrumental -- mas inimputável politicamente e dispensável quando se trata de falar de coisas sérias. E, assim, dar de Soares não a ideia de ser um «pai» mas um «padrinho da República».

Ou seja: sim, Alegre devia reconhecer «o seu lugar». Ele seria «apenas uma extravagância com alguma utilidade».

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Chefe é chefe para sempre e não se contesta (o chefe tem sempre razão) - Manuel Alegre deve ter percebido agora... Quando aconteceu com outros -Zenha, Mateus, Serra.... Manuel Alegre não quis ver. Há um texto de Brecht adequado a esta situação ( pelo paralelismo), ou estou enganado?

12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Apelo à Esquerda: criemos um movimento anti Soares (Esquerda Contra Soares-ECS). Neste momento Soares é mais nefasto à Esquerda que Cavaco.Este como Presidente será,grosso modo(e bem!)como Sampaio.Soares por seu lado entende-se como pai da Esquerda,da República,da Pátria,...Isto para a Esquerda é intolerável.

1:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É claro que a ultrapassagem de Manuel Alegre "pela direita" e a alta velocidade, é uma canalhice de Mário Soares.No entanto, em política a ingenuidade não faz caminho e M. Alegre já tem idade para saber que, para o PS, a candidatura de M. Soares tem mais hipóteses de sair vencedora. Assim, que se lixe a camaradagem, a amisade, reconhecimento e coisas afins.

9:47 da tarde  
Blogger mr pavement said...

a um alegre manuel contrapor um triste mário.

cumprimentos.

10:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

excelente análise, parabéns.

1:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Francisco: Não confunda a esquerda com o PS.
Já agora, essa defesa de Manuel Alegre pela direita mais retrógada que temos, que se agrupa atrás de Cavaco Silva, não lhe parece um bocadinho hipócrita??
Eu bem sei que a direita, em geral, é sempre hipócrita, mas não lhe parece demais??

José Manuel

2:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O problema do azedume de Manuel Alegre deve ter a ver com Sócrates que, como fez aos portugueses, também lhe deve ter mentido.

José Manuel

2:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como se pode chamar "o pai da República" a um homem que se tenta manter na chefia eternamente? Não será isso, na sua essência, contraditório?

9:32 da manhã  
Blogger Menina Marota said...

Meu Deus... ao que Portugal chegou!!!!

E dizia-me a Mãe, que Portugal era uma Pátria de homens sensatos!

Ela deve dar voltas na sepultura, se por um acaso pode ver o que se passa com estes homens "sensatos"...

Bem, hoje não posso remeter-se ao silêncio de uma leitura atenta...porque existem coisas que não devemos calar e, uma delas, é a frustação...

;)

12:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

a mumia vem aí .....

12:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

esse manuel alegre que é? um parvalhao convencido, que fez ele algum dia? quem é? cambada de anormais, um velho jarreta saído de um sarcofago e um parvalhao poeta, caralho, que merda de esquerda que nao consegue produzir um homem a serio para ser o presidente deste pais, cagam cagam e nao sai nada.... porra!

12:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home