31 agosto, 2005

||| Slavik.
Slavik é ucraniano. Lá, era militar. Aqui, dirige uma equipa de outros compatriotas e encarrega-se de obras de construção, pequenas e grandes reparações gerais. Ele não leu as declarações do director da emigração, mas havia de concordar. É educado no trato, rápido no trabalho, exigente em matéria de limpeza, cumpridor nos horários, competente quando assenta ladrilhos; o defeito: de vez em quando assobia aquilo que me parecem ser cânticos do Volga ou do Exército Vermelho (tem a sua melodia, reconheço, mas ele ri-se). Ninguém o chamou com «carta de trabalho»; ele veio para disputar um lugar que já ninguém queria. A «ameaça dos estrangeiros» é uma patifaria de indigentes.

5 Comments:

Blogger Carlos said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11:37 da manhã  
Blogger Carlos said...

Moro no centro do Porto e, há uns tempos, próximo da minha casa, decorreram obras num jardim público. Entre os trabalhadores, encontravam-se alguns imigrantes dos «Países de Leste». Durante o intervalo para o almoço, era frequente vê-los fazerem exercícios em velhas gramáticas da língua portuguesa. Vejo-os também, cada vez mais, atrás do balcão em lojas comerciais. É uma novidade refrescante: sou atendido por pessoas educadíssimas que falam um português gramaticalmente correcto. Em Portugal, não estava habituado. Aguardo com expectativa o momento em que exercerão actividades adequadas à sua formação académica. Porventura, será esse o verdadeiro choque tecnológico.

11:43 da manhã  
Blogger Pedro Figueiredo said...

A «ameaça dos estrangeiros» é uma patifaria de indigentes.

a melhor classificac,a~o que vi ate' hoje para a dita "ameac,a".

3:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Atenção às generalizações ! Depende um pouco do tipo de imigração e de estrangeiros, não ??

11:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Oh Carlos Azevedo também eu:
"Aguardo com expectativa o momento em que exercerão actividades adequadas à sua formação académica. Porventura, será esse o verdadeiro choque tecnológico"

Sim, porque o ensino em Portugal parece que é exercido por indigentes (gosto desta palavra, mesmo que aqui não se coadunasse)!

Um abraço

Severino

4:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home